quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Livros e plantas

    Há tempos morreram-me duas plantas: uma palmeirinha, que tinha há mais de dez anos, e uma Schefflera arboricola  (esta última, que já substituí. Por isso sei o nome, que vinha na etiqueta😊 ).

    Ambas estavam doentes e apanharam as pragas por excesso de água. Mato mais as plantas por excesso de água, do que por sede. Tenho vindo a aprender ao longo dos anos, desde as primeiras que matei (algumas nunca mais as consegui arranjar).

    Neste momento tenho 42 vasos de plantas de interior (mais uns quantos nas varandas), mas mais teria se pudesse. Gosto de plantas e o tempo que se passa com elas é relaxante.

    Tudo isto para dizer que comprei um livrinho muito útil para quem gosta e tem plantas em casa.

    Vi-o na Bertrand e comprei-o, pensando que no fundo ia ser mais um a juntar aos vários que já tenho sobre plantas de interior. Mas não! É um livrinho muito útil e fácil de consultar e ao qual já recorri várias vezes desde que o comprei, para bem das minhas plantas.

    Aqui fica a sugestão!😊

                          



A minha nova Schefflera Arboricola, que veio substituir a que assassinei com excesso de água!😕😢

13 comentários:

  1. Para já, essa sua planta de nome difícil está linda e cheia de viço. Também me parece que esse livrito me daria jeito, há muita coisa que não sabemos sobre elas, as suas exigências variam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! O nome difícil só o sei porque está escrito na etiqueta que vem com a planta.

      O livro é prático e de fácil consulta. Ajuda mesmo!

      Bom fim-de-semana Bea:))

      Eliminar
  2. E que bela é a nova planta. Eu não tenho jeito nenhum para plantas, não saio ao meu pai nisso, que conseguia fazer vingar o que quer que fosse. Ao escrever este comentário olhei para a lateral do blog e aparece a foto das "Flores de Maio - Na varanda"... que colorido lindo.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho muito jeito, mas como gosto, vou-me esforçando. Antigamente era a mina mãe que tomava conta da maior parte das plantas, mas hoje em dia sou eu. A da lateral já não existe, infelizmente, porque era muito linda.

      Beijinhos e um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  3. Também é o meu caso. Estou farta de matar plantas por as ensopar em água, com medo que morram de sede. Agora estou melhor. Até aprendi que algumas sobrevivem mais á sede do que que ao excesso de água.
    Dentro de casa só tenho quatro plantas: dois paus-de-água, um cato e umas violetas africanas que milagrosamente têm resistido. Fora de casa tenho ervas aromáticas. Também já tenho matado algumas por excesso de água. :(
    O livro parece bastante útil. Quando for à Bertrand hei de folheá-lo.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu. Às vezes parece-me que estão com sede e toca de regar, mas quando dou conta já têm as raízes podres e soltam-se da terra. Ainda hoje foi mais uma. Mas como não era muito antiga, nem das preferidas, não tive muita pena.

      A minha irmã mais mais nova, diz por graça, que as plantas dela são muito independentes: que ficam mais viçosas quando ela se ausenta uns dias e não anda a encharcá-las!

      Mas a minha casa é muito quente e daí o meu medo de as deixar morrer com sede. Enfim, vou ficando com as mais resistentes.

      O livrinho é jeitoso!

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  4. nao conhecia obrigada pela partilha e linda planta bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Isabel!
    Sou muito desleixada com as plantas, apesar de gostar muito. Sou capaz de estar semanas sem as regar! As que tenho aqui na livraria nem sei como aguentam tanto e estão bonitas (q.b.). Têm luz directa...
    42 vasos dentro de casa?! É o que faz ter uma casa grande!
    A que veio substituir está muito bonita e viçosa!
    Beijinhos e boa jardinagem.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah!
      Não são muitos vasos, porque alguns são pequenos.

      Esta nova está viçosa porque veio há poucos dias. Vamos ver se aguenta tanto como a que me morreu que já tinha uns bons anos. Tive pena, mas enfim!

      Beijinhos, bom fim-de-semana e ...boa jardinagem também!

      Eliminar
  6. Um livro útil. Mas eu deixei de ter plantas de interior por causa do meu gato. Pus as desgraçadas todas na varanda e vamos a ver se sobrevivem. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, os gatos gostam muito de plantas e algumas são venenosas para os animais.

      Os meus canários estão perto de uma costela-de-adão e se por acaso, sem eu me aperceber, alguma folha toca na gaiola, comem-na. Tem três folhas roídas.

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  7. Este livro, acabou de me resolver uma prenda de Natal!... Vou tentar achá-lo! Fantástica sugestão, Isabel! :-))
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar