domingo, 30 de maio de 2021

Sou 60

      Há algum tempo descobri, por acaso, um canal brasileiro, do youtub, que fala da velhice e do envelhecimento. 

      É feito por uma jornalista, creio que, já aposentada - Roberta Zampetti - e que começou a explorar o tema porque o sentiu na pele. O que é envelhecer e como se pode envelhecer (inevitável) de forma positiva. Não se trata de tentar parar o tempo, ou de o iludir, mas assumir a velhice tirando o melhor partido do que ela nos pode dar e vivendo intensamente cada dia. Somos todos diferentes e há nos videos do canal (os que já vi) muita coisa com que me identifico e concordo, e outras com que não me identifico absolutamente nada. Mas tem videos muito interessantes. Tenho aprendido.

      Deixo aqui o último, publicado no canal. 

      BOM DOMINGO!😊

                                                                                



14 comentários:

  1. O problema não é envelhecer. O problema está em saber viver a velhice. Aceitá-la como um dado natural da vivência humana.
    .
    Um domingo feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Envelhecer... algo a que não escapamos, desde o dia em que nascemos... e quando efectivamente o conseguimos... é sinal que morremos...
    Mas o conceito de envelhecer, está em constante actualização... uma pessoa de 30, para um jovem de 15, já é uma cota, uma uva passa, actualmente... e se nos vamos começar a sentir mal já aos 40, 50, ou 60... temos muito que sofrer por antecipação... se chegarmos aos 80, ou 90...
    Acho que enquanto não me doer nada, continuarei sem parar para pensar muito na idade... tipo Cher... que sempre melhorou em cada década... ou o famoso Sean Connery, sempre comparado ao Vinho do Porto, à medida que envelhecia... ou mesmo Betty White, que depois dos 90, ainda participava em filmes e séries, desmistificando a questão da idade em televisão e cinema...
    A idade, é um estigma psicológico, que nos é lembrado mais pelos outros, e pela sociedade, do que por nós mesmos... na grande maioria das vezes...
    Ser-se velho... é desistirmos de nós mesmos... e isso, muita gente, já o faz em qualquer idade... quando deixa de se cuidar em muitos aspectos... hoje em dia, vemos jovens obesos, desinteressados, indiferentes ao que se passa à sua volta, incapazes de socializar, de ter uma conversar sem ser por monossílabos, mais do que 2 minutos, mergulhados num qualquer ecrãn... se isso não é velhice precoce... não sei o que seja!...
    Gostei imenso do video! Ainda não o vi todo, mas virei noutra altura com mais tempo, aprecia-lo... fiquei-me nas cartas de amor, ridículas... de Pessoa...
    Celebremos cada ano a somar.... porque é sinal que ainda não sumimos de vez... e ainda temos por cá, algo a acrescentar...
    Beijinhos! Feliz domingo, estimando que tudo esteja bem, aí desse lado!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A velhice não me preocupa, mas a incapacidade que lhe está associada preocupa-me. Ficar dependente é uma coisa que me assusta. Mas por agora não penso nisso (muito...).

      Beijinhos:))

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ainda bem que gostou. O canal tem videos muito interessantes.

      Beijinhos:))

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado.

      Beijinhos. Uma boa semana:))

      Eliminar
  5. Obrigada pela partilha, Isabel. Ainda não vi e ouvi tudo, mas gostei do pouco que vi e ouvi.
    Uma óptima semana para ti. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa
      Obrigada pelo teu comentário.
      Ainda não "és 60", mas eu sou e revejo-me em algumas coisas do canal. Tenho visto alguns videos interessantes.

      Beijinhos:)) Boa semana:))

      Eliminar
  6. Tão bonito, Isabel. Gostei imenso. Eu tenho bem mais do que 60 e estou como a Isabel, só me custa é se houver dependência.
    Gostei imenso do sentido poético da vida presente no vídeo. Acho que manter o encantamento pelo que existe de bonito e de bom, é uma das maravilhas ao nosso alcance e lá vai ajudando a esquecer algumas dores dos joelhos, dos pés...
    Um beijinho, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este canal tem videos muito interessantes, com pessoas inspiradoras. Quero ser uma velhota desembaraçada! Temos que fazer por isso!

      Beijinhos:))

      Eliminar