sexta-feira, 5 de abril de 2024

Últimas leituras

 Acabadinhos! (Acho que ainda aqui não coloquei nenhum...)

Alguns lidos ainda em 2023 dos quais destacaria "Misericórdia"; é muito bom!

 Os sete de cima foram  lidos já este ano.

Dos que li este ano, gostei especialmente do "Invisível", que li de uma assentada (é um livro relativamente pequeno- 220 pág.). Fala de bullying, da cobardia de quem o pratica, da cobardia de quem assiste sem dizer nada, sem se comprometer, da cobardia/medo de quem é vítima. Somos todos cobardes, conforme as circunstâncias. E de como o bullying pode afectar dramaticamente, terrivelmente, uma vida. É um livro que deveria ser lido nas escolas.

Também gostei muito e li quase  de seguida "A Biblioteca da Meia-noite". 

Gostei de "Os Meus Dias na Livraria Morisaki e a continuação (embora os dois livros possam ser lidos de forma independente) "Uma Noite na Livraria Morisaki". Um e outro leêm-se bem e prendem a nossa atenção.

                                                                                   



12 comentários:

  1. Um bom ritmo de leitura, Isabel, sete livros em 3 meses...
    A correspondência de Virgínia Woolf desperta-me sempre curiosidade.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ritmo enganador, porque a maioria são livros ligeiros, muito fáceis de ler e com poucas páginas. Além disso, como estive uns dias de férias, que passei praticamente, em casa, deu para ler bastante: li 4 desses e estou a meio do quinto. Em tempo de aulas leio muito menos.
      A correspondência da Virginia Wolf é interessante.
      Desejo-lhe um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  2. Ler faz bem à alma e acalma o coração. Tem o meu aplauso e elogio
    .
    Saudações cordiais e poéticas.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Ler é estar sempre em boa companhia.
      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  3. Ainda não li Misericórdia mas toda a gente que conheço e o leu o elogia.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muitíssimo. É um livro que vale a pena ler e tenho pena (já hoje o referi a uma amiga ) de não o ter lido enquanto a minha mãe estava viva, porque teria compreendido melhor algumas fases da vida dela, nestes últimos anos e talvez tivesse mais paciência (a paciência e compreensão que por vezes não tive). Mas a vida é mesmo assim.
      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  4. Não conheço a maioria e já tomei nota de alguns. 😉
    Apenas li Misericórdia de Lídia Jorge e também gostei muito. Está escrito magistralmente! A maneira como a autora pegou no tema, sem o tornar deprimente, aborrecido... Mas muito real!
    Tenho para ler Gatos Comunicantes, que será a curto prazo.
    Bom fim-de-semana, Isabel e boas leituras! 🌻🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei "Misericórdia", como já sabe.
      Vou ser sincera: os "Gatos comunicantes" desiludiu-me um bocado. Achei-o um pouco aborrecido e não deixa uma opinião muito simpática do Mário Cesariny (que nunca tinha dinheiro e andava sempre a pedir ajuda à Vieira da Silva).
      Depois de o ler conte-me a sua impressão. Gostava de saber se pensa o mesmo ou se é má avaliação minha.
      Beijinhos, bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  5. Muito bem, Isabel, ainda bem que voltou a partilhar as suas leituras.
    Eu tenho cá o Misericórdia, mas estou com um certo receio de o ler, pelas razões que já deve calcular...
    Como diz que gostou, acho que vou tentar lê-lo, até porque só tenho até ao fim do mês para o ler.
    Boas leituras, bom fds!🤗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também li Misericórdia depois da minha mãe falecer. Gostei e como já disse anteriormente, tenho pena de não o ter lido antes. De qualquer forma valeu a pena. Gostei muito.Se resolver lê-lo, depois diga a sua opinião. Gostava de saber.
      Boas leituras😊Bom domingo:))

      Eliminar
  6. Isabel,
    Cesariny era mesmo assim! Em certa medida, faz-me lembrar Luiz Pacheco, em que o dinheiro "queimava-lhe" nos bolsos... E, tantos outros! Para além do talento artístico e da escrita, foram também estas singularidades que fizeram que fosse quem foi. Com todas as suas qualidades e defeitos. Também não me identifico com a sua filosofia de vida, mas...
    Bem, se a Isabel lesse a biografia escrita por António Cândido Franco sobre ele, ficava escandalizada!
    Mas, mesmo não me identificando com certas maneiras de estar na vida, há certas personalidades, escritores ou não, que gosto de ler e saber mais!
    Talvez para ajudar a compreendê-los... E, vale a pena!😉
    Beijinhos! 🌼🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de ler sobre escritores e outras personalidades e claro que não são perfeitos (ninguém é); às vezes até ficamos bem desiludidos com algumas personalidades que quase idolatramos pela sua obra, não é? Ainda hei-de ler esse livro de que fala.
      Mas a ideia com que fiquei é que ele vivia (pelo menos durante algum tempo) um bocado à custa de bolsas e desta amiga e ainda por cima com a promessa de escrever um livro sobre ela e a sua obra, que nunca chegou a ser publicado. Era um bocado pedinchão😊😊😊😊.
      Mas claro que Cesariny era um grande artista.
      Beijinhos e continuação de boa semana:))

      Eliminar