Li estes, alguns infantis e tenho dois começados (um está em casa e o outro anda comigo na carteira).
Li bastante no mês de Agosto. Com o calor insuportável, que se fez sentir, arrastei-me, aqui por casa , sem fazer nada de jeito! Então, li.
De cima para baixo:
"Ser adulto é um mito" de Sarah Andersen - Vi-o, recomendado num canal do youtub, como um livro muito engraçado. É de banda desenhada. Pensei que era uma espécie de Mafalda, mais moderna. Mas não é nada disso. Não achei nada de especial.
"Gratidão" de Oliver Sacks - Gostei. Lê-se numa horita.
"Assassinato na Livraria" de Sue Minix - Gostei muito. É viciante e só queria chegar ao final para desvendar o mistério.
"A Papelaria Tsubaki" de Ito Ogawa - Achei um livro curioso e interessante, sobre o ofício de Escrivã (escrever cartas de todo o tipo) e sobre a vida numa pequena cidade de província, no Japão actual onde se misturam tradições com modernidade. Gostei.
"À Sombra da Angústia" de Jorge Serafim - Comprei-o com interesse, pensando que ia gostar, porque o autor disse que era um livro poético, inspirado na sua própria família. Gostava de ter lido uma história com princípio, meio e fim! Mas não. Mistura a história da família, com uma lenda e mais qualquer coisa que me escapou...Achei-o chato e confuso. Deve ser culpa minha que não gosto muito da forma como escrevem agora os escritores portugueses, das novas gerações. Não que eu conheça muito, mas o que me chega às mãos, são histórias confusas, saltitando de um assunto para outro, falando por metáforas e enigmas...confesso: não entendo estas histórias modernas.
"Cartas Para Minha Avó" de Djamila Ribeiro - Gostei.
"Tu és aquilo que pensas" de James Allen - Gostei de ler. É um livro do tipo auto-ajuda.
"Mulheres da Minha Alma" de Isabel Allende - Lê-se bem.
"a trégua" de Mario Benedetti - Adorei! É daqueles livros que nos ficam no pensamento durante muito tempo. E lá está: é uma história com princípio, meio e fim!
"O Caderno Proibido" de Alba de Céspedes - Gostei. Achei um livro diferente e interessante.
"Plano Para Uma Barriga Feliz" de Bárbara Marrucho - Foi um livro que li antes do que vem a seguir. Aprendi algumas coisas, mas não me chegou...
"Deixemo-nos de Tretas, a ilusão da comida saudável" de Conceição Calhau - Gostei muito desta leitura e acho que veio responder a muitas dúvidas que tinha, sobre alimentação. A autora defende a dieta mediterrânica e esclarece sobre muitas ideias erradas que andam por aí a circular. Modernices nas quais acabamos por acreditar e cair.
Tenho-me preocupado muito com este assunto da alimentação, após um problema de saúde. Sei que tenho cometido erros, nomeadamente o excesso de açucar, mas descobri que há outras coisas erradas, na minha alimentação, que desconhecia. Estava a fazer errado o que achava que fazia certo. Não vou conseguir corrigir algumas asneiras que fiz quase toda a vida (os doces🤐😟...) mas posso e quero melhorar algumas.
Foram as minhas últimas leituras! E as vossas?...
Boas leituras para Outubro📚🍁🍂🌰!
Muito interessante - fiquei sobretudo curiosa com o policial, "Assassinato na Livraria", porque gosto muito do género. Eu ando a alternar BD (Mangá), com o Sapiens do Harari (estou a gostar bastante) e o Wheel of Time (que ainda não me prendeu). Boas leituras!
ResponderEliminarGostei do Sapiens. O Wheel of Time não conhecia, mas fui ver e apareceu-me uma série (mas acho que não é o meu género). Os Mangás, ando há tempo, com vontade de ler um, para conhecer. Tenho uma sobrinha que compra e lê montes desses livros. Tenho curiosidade.
EliminarRaramente leio policiais; eu gosto, mas acabo por ir deixando para trás e escolho outros géneros. Gostei muito deste, que me prendeu mesmo! Li-o num instante!
Obrigada por comentar, com as suas leituras.
😊😊😊
Destes livros só li o de Alba de Céspedes há tantos anos que nem me lembro. Hei de ler o de Isabel Allende.
ResponderEliminarBoas leituras!
Os dois acabam por ter o mesmo tema da condição feminina, embora sejam muito diferentes. Gostei mais do da Alba de Céspedes.
EliminarContinuação de boa semana😊😊😊.
Na verdade li pouco este verão.
ResponderEliminarCorrigi um romance que escreveu um ex alumno. Demorei muito tempo. É difícil.
De Rosa Ribas " Los viejos amores" . Gosto desta escritora
Cynthia Menéndez " Son coma glaciares os barcos de aceiro" Um tema que desconhecia : o dos problemas dos estaleiros
em Vigo. Gostei. É uma das minhas livreiras de Pontevedra.
Enrique Piñeiro : Os camiños da memoria" Poesia. também gostei.
Um livro que não lembrava muito e que não si que dizer " Buenos días tristeza" de Françoise Sagan.
M. Connelly " La espera"
Eugene Field : " Los amores de un bibliómano " divertido e interessante.
Estou a ler " La clase de griego" de Han Kang. Estou a gostar.
De não fazer tanta marmelada, teria lido mais.
Também li um de Petros Márkaris : " La ira de los humillados"
Realmente pouco. A ver se no outono melhora , mas se continuo com as conservas...
Desculpas , mas gosto tanto de falar de livros...
Boas leituras de outono !
Abraço
É uma boa lista! Não são poucos!
EliminarCorrigir um romance não deve ser um trabalho nada fácil, além da responsabilidade de também certamente fazer uma "avaliação". Espero que seja um bom romance!
Sinto-me um bocado ignorante porque não conheço a maior parte dos nomes que refere, mas já vou pesquisar a seguir e ver o que há em português.
Já li há relativamente pouco tempo (2 ou 3 anos, talvez) o da Françoise Sagan e tenho 3 da Han Kang, mas ainda não os li. Os outros nomes acho que não conheço😌. Mas vou procurar.
Eu também gosto muito de falar de livros ...
Muito obrigada pelo seu comentário e por me trazer novos autores, para mim desconhecidos. Vou ver o que há em português e é bem provável que ainda compre algum!
Continuação de boa semana😊😊😊
Espero que as compotas tenham ficado boas!😂🤣😅
EliminarTambém tenho dois de Han Kang, mas comecei um que tem 1000 e não sei quantas páginas e acho que vou tentar ler antes.
ResponderEliminarDe ignorante, nada... Não há tempo para ver tudo.
As compotas muito boas... Isso dizem.
Bom domingo !
😊😊😊😊
EliminarBoa semana:))
Olá, Isabel!
ResponderEliminarTem lido bastante, sim senhora!
Eu não posso dizer o mesmo. Os últimos livros que li, foram:
- Vicente Sanches: um género sui generis - de Rodrigo Cruz (Alma Azul).
- A Autobiografia de Alice B. Toklas - de Gertrude Stein.
Ando a ler:
- Se eu quisesse, enlouquecia - por João Pedro George.
É a biografia de Herberto Helder, que pela sua dimensão apenas leio em casa.
- O Mundo - por Juan José Millás.
Como vê, ando a ler pouco. O tempo disponível também não é muito, mas...
Um beijinho e continuação de boas leituras!😘🌹🍀
Bom, também não podemos dizer que tenha lido pouco. Quero ler o do Vicente Sanches. Ouvi falar dele, porque foi escrito pelo filho de uma colega (não conheço o autor, só a mãe). Gostou?
EliminarTambém comprei a biografia do Herberto Helder, mas tem que esperar. Tenho um monte de biografias para ler.
Enfim, vamos lendo o possível, que por enquanto ainda tenho horários a cumprir.
Boa semana. Beijinhos😊😊😊
Ainda a propósito do "universo", complexo e fascinante, dos Livros, não posso deixar de lamentar profundamente a morte do prestigiado jornalista e escritor FERNANDO PAULOURO Neves, que ontem nos deixou.
ResponderEliminarAutor do Blogue "Notícias do Bloqueio", o romancista anunciou, recentemente, na referida "página" o lançamento do seu último livro, "As Sombras do Combatente", uma obra que, anteontem (5 de Outubro, uma data carregada de especial simbolismo), foi apresentada, com assinalável êxito, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.
Esta iniciativa foi, de facto, um "termo" muito significativo para uma profícua carreira literária, cuja dimensão cultural ultrapassa de longe o próprio contexto geográfico da nossa Beira Interior.
Ao mesmo tempo, considero que a leitura atenta (e sempre) oportuna das suas Obras cria a sensação permanente de que, no fundo, o saudoso Autor do "Tribunal das Almas" continua entre nós!...
Honra à sua memória!
Fernando Paulouro foi um jornalista/escritor, que marcou concerteza o universo cultural da Beira Interior, como diz, e foi muito mais além. Lamentei a sua morte, quando soube. Fica a sua obra.
EliminarMuito obrigada pelos seus comentários informativos, esclarecedores e sempre pertinentes.
Uma boa semana:)