AH! Então afinal na Idade da Pedra já havia livrinhos! Não quer considerar a hipótese de os colocar no blogue?...Gostava de ver como são. São uns pequeninos de capas vermelhas? Também tenho a minha gramática da 4ª classe, mas não a coloquei aqui porque tem a capa toda riscada.
Se eu te contasse como era a minha escola, anti-diluviana, aqui há 60 anos....... Recordo tudo com o carinho de umas vivências afastadas do presente quase como o sol da lua!! Feliz domingo passado por água, suponho. Beijinhos
Ah!Ah!Ah! Isso é uma distância muito grande! Mas é bom que, apesar de anti-diluviana, a recordes com carinho. A minha escola era uma boa escola de cidade, mas não guardo boas recordações. Nunca gostei de estudar. Era doentiamente tímida e a minha professora era muito dura.
Por aqui chove sim, tal como ontem... Um beijinho e um bom domingo também para ti, Maria:)
Da escola primária, acho que só guardei mesmo o livro de leitura da primeira classe... e que estará algures... nem eu sei bem onde... Mas não estará certamente, tão bem conservado quanto os da Isabel! Já os livros de leitura esses são tratados quase com luvas de pelica... agora os escola confesso, que nunca tiveram a mesmo sorte... Beijinhos. Bom domingo, Isabel! Ana
Não estão assim tão bem tratados... Também tenho o meu livro de leitura da 4ª classe e acho que ainda tenho mais algum. Com os livros que não são da escola, também sou cuidadosa. Sou muito ciosa dos meus livros. Raramente empresto.
A minha escola ainda existe e está em bom estado de conservação embora tenha os seus dias contados. A falta de crianças e a política dos centros escolares determinaram-lhe a eutanásia no final deste ano escolar. Quanto aos livrinhos, do tempo do Oliveira da Serra, nem rasto, evaporaram-se. Folheei alguns nos CTT onde vi novas edições para venda. Aquilo era muito mau, muito ao gosto do tal senhor, embora haja muito boa gente que afirme que sim senhores, aquilo era excelente e os meninos saíam da escola a saber fazer contas, ler e escrever aquelas redações catitas: a vaca dá leite e carne e etc. e tal. Boa semana, Isabel!
Isso é uma coisa que dá pena. Se há escolas que faz sentido fecharem, outras não faz, pelo contrário, a existência da escola talvez fixasse as pessoas no local e além disso, sujeitar crianças tão pequenas, às vezes a viagens longas, a terem que sair cedíssimo de casa...não sei...
De qualquer maneira o abandono total das escolas é triste.
Os livros, eram moralistas demais, mas eu gosto de os guardar e gostava de ter todos os que me faltam. Já comprei alguns, desses que fala - reeditados actualmente. Fazem parte das minhas memórias. Obrigada:) Uma boa semana também para o Agostinho:)
As recordações que tenho da minha escola primária, são as reguadas e as orelhas de burro, tive direito a tudo. Era uma escola privada em Lisboa, ainda existe o edifício no Largo Calvário.
Também não tenho grandes recordações das duas escolas primárias por onde passei, a não das amigas que fiz, duas das quais ainda hoje são minhas amigas. Essas escolas servem para nos lembrarmos de alguns episódios. O mesmo em relação ao liceu, onde também fiz amigas que permanecem muito minhas amigas. Temos histórias incríveis. Hoje, parecem de outro mundo. :)
Nunca gostei de estudar, nem da escola, nem do liceu, onde os professores eram todos velhotes e excessivamente duros com os alunos. Não guardo grandes recordações da minha vida de estudante. A minha amiga mais antiga( do tempo da escola primária) era minha vizinha. Mantenho amigas do tempo do magistério e outras que conheci nas viagens para a escola (uma há mais de 20 anos) . Nunca fui muito sociável (era um bichinho do mato muito tímida) mas melhorei (ah!ah!ah!).
Os meus livros são mais da Idade da Pedra..:-)
ResponderEliminarBoa noite!
Ah!Ah!Ah!
EliminarNem tanto, só um bocadinho anteriores a estes...ainda tem algum?...
Boa noite:)
Tenho, sim senhor: uma Gramática, preciosa e simples, e mais 2 ou 3.
EliminarBom dia!
AH! Então afinal na Idade da Pedra já havia livrinhos!
EliminarNão quer considerar a hipótese de os colocar no blogue?...Gostava de ver como são. São uns pequeninos de capas vermelhas? Também tenho a minha gramática da 4ª classe, mas não a coloquei aqui porque tem a capa toda riscada.
Bom dia! Desejo-lhe um bom domingo:)
Vou pensar..:-)
EliminarBoa noite!
Obrigada.
EliminarVou ficar atenta...
Boa noite:)
Os meus ainda não eram estes, Isabel...
ResponderEliminarPois não...tal como os do APS, um bocadinho anteriores aos meus.
EliminarPergunto-lhe o mesmo: ainda tem algum?...
Um beijinho:)
Talvez, Isabel...
EliminarQue giro :)
EliminarSe eu te contasse como era a minha escola, anti-diluviana, aqui há 60 anos....... Recordo tudo com o carinho de umas vivências afastadas do presente quase como o sol da lua!!
ResponderEliminarFeliz domingo passado por água, suponho. Beijinhos
Ah!Ah!Ah! Isso é uma distância muito grande!
EliminarMas é bom que, apesar de anti-diluviana, a recordes com carinho. A minha escola era uma boa escola de cidade, mas não guardo boas recordações. Nunca gostei de estudar. Era doentiamente tímida e a minha professora era muito dura.
Por aqui chove sim, tal como ontem...
Um beijinho e um bom domingo também para ti, Maria:)
Da escola primária, acho que só guardei mesmo o livro de leitura da primeira classe... e que estará algures... nem eu sei bem onde...
ResponderEliminarMas não estará certamente, tão bem conservado quanto os da Isabel!
Já os livros de leitura esses são tratados quase com luvas de pelica... agora os escola confesso, que nunca tiveram a mesmo sorte...
Beijinhos. Bom domingo, Isabel!
Ana
Não estão assim tão bem tratados...
EliminarTambém tenho o meu livro de leitura da 4ª classe e acho que ainda tenho mais algum.
Com os livros que não são da escola, também sou cuidadosa. Sou muito ciosa dos meus livros. Raramente empresto.
Boa semana, Ana:)
Beijinhos:)
A minha escola ainda existe e está em bom estado de conservação embora tenha os seus dias contados. A falta de crianças e a política dos centros escolares determinaram-lhe a eutanásia no final deste ano escolar.
ResponderEliminarQuanto aos livrinhos, do tempo do Oliveira da Serra, nem rasto, evaporaram-se. Folheei alguns nos CTT onde vi novas edições para venda. Aquilo era muito mau, muito ao gosto do tal senhor, embora haja muito boa gente que afirme que sim senhores, aquilo era excelente e os meninos saíam da escola a saber fazer contas, ler e escrever aquelas redações catitas: a vaca dá leite e carne e etc. e tal.
Boa semana, Isabel!
Isso é uma coisa que dá pena. Se há escolas que faz sentido fecharem, outras não faz, pelo contrário, a existência da escola talvez fixasse as pessoas no local e além disso, sujeitar crianças tão pequenas, às vezes a viagens longas, a terem que sair cedíssimo de casa...não sei...
EliminarDe qualquer maneira o abandono total das escolas é triste.
Os livros, eram moralistas demais, mas eu gosto de os guardar e gostava de ter todos os que me faltam. Já comprei alguns, desses que fala - reeditados actualmente. Fazem parte das minhas memórias.
Obrigada:) Uma boa semana também para o Agostinho:)
As recordações que tenho da minha escola primária, são as reguadas e as orelhas de burro, tive direito a tudo.
ResponderEliminarEra uma escola privada em Lisboa, ainda existe o edifício no Largo Calvário.
beijinho e boa semana
Fê
A minha professora não usava as orelhas de burro, mas reguadas levei muitas. Não guardei boas recordações.
EliminarUm beijinho e continuação de boa semana:)
Também não tenho grandes recordações das duas escolas primárias por onde passei, a não das amigas que fiz, duas das quais ainda hoje são minhas amigas. Essas escolas servem para nos lembrarmos de alguns episódios. O mesmo em relação ao liceu, onde também fiz amigas que permanecem muito minhas amigas. Temos histórias incríveis. Hoje, parecem de outro mundo. :)
ResponderEliminarNunca gostei de estudar, nem da escola, nem do liceu, onde os professores eram todos velhotes e excessivamente duros com os alunos. Não guardo grandes recordações da minha vida de estudante.
EliminarA minha amiga mais antiga( do tempo da escola primária) era minha vizinha. Mantenho amigas do tempo do magistério e outras que conheci nas viagens para a escola (uma há mais de 20 anos) . Nunca fui muito sociável (era um bichinho do mato muito tímida) mas melhorei (ah!ah!ah!).
Boa noite, MR:)
Esqueci-me de dizer que coloquei este post depois de ter visto o da MR, com os seus livros, há algum tempo. Copiei a ideia :)
Eliminar