Comecei a ler há dias a história de Jean Christophe. São dez pequenos volumes da eterna Colecção Miniatura, cujas capas são sempre um encanto.
Já há tempos que queria ler este romance.
Vou no terceiro volume e estou a gostar muito.
De certa forma estes livrinhos levaram-me até ao tempo despreocupado da adolescência, em que, no fim da Primavera e durante o Verão, passava tardes tranquilas, sentada, no quintal de casa, protegida pela sombra da latada, a ler, embrenhada nos romances que me levavam para dentro dos livros e me faziam perder a noção do tempo.
Não sei se é a história, se os livrinhos antigos, se as tardes calmas aqui da zona...mas voltei aos meus 16/17 anos...
Que bom passar uma tarde inteira a ler, sem remorsos pelas pilhas de trabalhos para corrigir, fichas para elaborar, aulas para planificar, mapas para fazer, relatórios aborrecidos para escrever...
Viva uma tarde de lazer!!
O 3º volume, que estou a ler
Obrigada Maria João (Falcão de Jade) que me falou da história e à Cláudia que me arranjou os livros na Livraria Lumière.
Não há livro que se procure, que a Lumière não arranje! :)
Olá, Isabel!
ResponderEliminarPassando por aqui, para deixar um beijinho, para lhe desejar um excelente fim de semana... e a continuação de tão boas leituras!!!
Também eu estou de regresso, por aqui... aos poucos... depois do desatino do meu computador, durante alguns dias.
Entretanto, veio tão renovado por dentro... que nem eu o conheço... ;-))
Novo sistema... logo, ainda falta instalar novos programas... e reorganizar as fotos, para publicação no blog... familiarizar-me com o novo ambiente Windows...
Enfim... vai aos poucos... pelo que só daqui a mais uns dias, tentarei publicar algo...
Virei noutro dia, com mais calma, ver o que andei perdendo, por aqui, entretanto...
Beijinhos
Ana
Ainda bem que está de volta e que foi essa a causa da ausência, pois pensei que poderia estar ligada com a saúde da sua mãe.
EliminarDetesto esses arranjos no computador, que depois nos fazem andar às aranhas. Não gosto de mudanças, porque depois já não sei onde está o quê. Para quem é um bocado limitada nestas coisas de computadores (como eu) é sempre um transtorno!
Enfim, mas lá se vai aprendendo...
Então, entenda-se lá com o computador e depois cá a esperamos!
Beijinhos e um bom fim-de-semana:)
Hoje tive um dia desses. Fiz gazeta e fiquei praticamente o dia inteiro em casa, a curtir. Fez sol e passei algum tempo lá fora a bronzear-me e a ler! : )) Necessito de vitamina D!
ResponderEliminarAs minhas duas últimas semanas e até os dois fins-de-semana, foram tão trabalhosas, que valeram por quatro ou cinco, de maneira que me soube muito bem uma tarde assim.
EliminarFez muito bem em fazer um dia de gazeta. Retempera-nos!
Gosto de dias assim, de vez em quando:)
Bom fim-de-semana, Catarina :)
Tendo a obra completa (há largos anos...), é mais um dos meus projectos de leitura... Futuros.
ResponderEliminarUm bom fim-de-semana!
Estou a gostar muito e lêem-se muito bem.
EliminarDeve ser um projecto mais simples de concretizar, que o "Guerra e Paz"!
Se ler "Guerra e Paz" fosse tão fácil como ler este, pegava-lhe já a seguir...mas tenho a certeza que não é!
Obrigada:)
Um bom fim-de-semana também para o APS:)
Isabel, é uma das obras que desejo ler faz anos... Sempre que olho para os meus exemplares, quase que sinto remorsos de ainda não o ter feito!
ResponderEliminarQuanto ao que disse referente à Livraria Lumière, olhe que está longe de ser verdade! Era bom que assim fosse, era! Vai-se tentando...
Mas muito obrigada pelas simpáticas palavras!
Um beijinho.:))
A cláudia sente em relação a esses, o mesmo que eu também sinto em relação a alguns...mas o bandido do tempo não se estica...
EliminarNa reforma...acabaremos de ler todos os livros que queremos, não é?...
Quanto à Lumière...não retiro o que disse!!
Um beijinho e um bom fim-de-semana:)
Isabel,
ResponderEliminarQue bom regresso ao passado. Também sinto falta desses momentos. Ainda tenho muito trabalho.
Tenho alguns livros desta colecção, eram da minha avó.
Estes não tenho e confesso que tenho pena.
Beijinhos e boas leituras. :))
As duas últimas semanas foram duras, mas agora o trabalho está mais leve, embora só comece as férias mesmo no final de Julho. Mas já dá para ir lendo um pouco mais e tranquilamente. Durante o tempo de aulas com os alunos chego extenuada ao fim do dia. Nos últimos anos tenho lido pouco.
EliminarNão tinha nenhum livrinho desta colecção, mas desde que ando pela blogosfera já comprei alguns.
Um beijinho e desejo-te um bom fim-de-semana, mais calmo:)
Que bom poderes disfrutar duma tarde assim! Estes pequenos prazeres da vida são mais sibaritas se realmente se rouba tempo ao tempo. Quando estejas reformada, não terão o mesmo sabor, assim que aproveita...
ResponderEliminarPara mim sempre é domingo.
Bom finde, bjs
Fazes-me sempre sorrir!
EliminarVou confessar-te uma coisa: actualmente, embora continue a ambicionar o tempo da aposentação, já não me empenho tanto em desejá-lo, porque já vou roubando sem nenhum remorso o tempo a que tenho direito, na carreira de 33 anos, que sempre levei muito a sério. Este seria o meu último ano de trabalho, e trabalhei para isso. O que agora vou ter que cumprir, é-me roubado.
Um beijinho grande, jovem senhora aposentada :)
Esses livrinhos são uma verdadeira preciosidade! E que bom que é passar uma tarde a ler... maravilha!
ResponderEliminarUm beijinho e boas leituras :)
Tenho muitos, que tenho comprado, desde que ando pela blogosfera, porque não tinha nenhum. Gostava de ter a colecção toda, mas isso é praticamente impossível:)
EliminarBom domingo, Miss Smile:)
Não me lembro se os li na adolescência, mas lembro-me das tardes de Verão na aldeia, em que passava horas a ler. Ai que prazer não cumprir um dever/ ter um livro para ler/ e poder fazê-lo! A minha versão de "Liberdade" do Pessoa.
ResponderEliminarBom domingo e óptimas leituras, Isabel. :) Bjs
Ah!Ah!Ah!
EliminarGostei dessa versão da "Liberdade"!
Também tive as minhas tardes de leitura e de brincadeira (na rua e na ribeira), na aldeia da minha mãe, nas férias grandes. Que boas recordações!
Bom domingo, boas leituras para ti também :)
Ainda bem que estás a gostar! TINHAS de gostar, conhecendo-te como te conheço... É uma história maravilhosa, que nos faz pensar e querer voltar a ser o que já não somos. Ou apenas a tristeza de já quase não haver "ideais" neste século XXI! E tanto desrespeito por valores que serão de sempre... A nossa resposta é continuar a defender esses ideais sem hesitações, nem dúvidas!
ResponderEliminarOs livros de Romain Rolland são de grande humanidade! É um homem bom, pacífico (durante a I Guerra teve uma atitude neutral que muitos não compreenderam) com tantos ideais!
Um beijinho e boa leitura!
Estou a gostar muito e lê-se com entusiasmo.
EliminarTambém tinha a certeza que ia gostar, pois tudo o que recomenda é sinal de qualidade.
Não sei se haverá mais alguma coisa de Romain Rolland publicado em português, mas é um autor que me agrada, e estou ansiosa de progredir na leitura dos dez volumes.
Um beijinho grande e obrigada:)
Isabelamiga
ResponderEliminarExcelente ideia e excelente proposta da Maria João Falcão. Romain Rolland é um escritor que muito aprecio; e há mais obras dele publicadas em português.
Fizeste vir à memória, as noites em claro em Montalvão (onde ia, por vezes, passar férias com o meu tio Domingos e família) a ler à luz dum candeeiro a petróleo o Jules Verne e o Emílio Salgari.
Por isso muito te agradeço este excelente post.
Convido-te para ires à nossa TRAVESSA como antes fazias. Obrigado
Qjs do
Pernoca Marota (cuja saga decorreu em Goa...)
Obrigada pelo seu comentário, Henrique.
ResponderEliminarA seguir vou à sua Travessa espreitar. Se não o faço mais vezes é por falta de tempo. Procuro mais os blogues com que mais me identifico. É apenas isso:)
Uma boa semana para si:)
Boa tarde, desfrutar de uma tarde para ler é fantástico, quando o livro desperta atenção e nos motiva a continuar, mais fantástico é.
ResponderEliminarAG
É verdade!
EliminarNão há melhor descanso, que uma tarde de sossego com um bom livro:)
Continuação de boa semana, AG :)
Isabel, É uma obra que marcou fundo a minha adolescência e cujo humanismo mantenho presente. Um beijo grande, querida amiga!
ResponderEliminarEu sei que gostou muito desta obra. Tanto a Maria João como o Manuel já me falaram dela e foi isso que me levou a procurá-la. Estou a gostar imenso. Hoje já vou começar o quarto volume.
EliminarMuito obrigada pela sua visita, fiquei muito feliz de o ver aqui.
Um beijinho grande:)
Também gostei muito quando li. :)
ResponderEliminarSó boas referências, por isso, ainda bem que lhe peguei!
EliminarEstou a gostar muito:)
Continuação de boa semana, MR:)
Há coisas boas na vida. As férias é uma, não é Isabel? e outra é voltar às leituras da adolescência para se ver até que ponto se está "velho".
ResponderEliminarBj.
As férias são do melhor!
EliminarMelhor que as férias...só a aposentação!!
Estes livrinhos nunca os tinha lido.
Bem, cabelos brancos, peso a mais, rugas, cansaço, dores nos ossos...é uma longa lista, a que nos faz saber que estamos velhos...mas a cabeça e coração não acompanham...aí, temos sempre vinte anos...
Um beijo:)
Olá, Isabel.
ResponderEliminarDesfrutar de tempo e espaço só nossos, para a leitura é uma prenda dos deuses =)
Há livros que nos levam numa viagem boa, e às vezes, até nos fazem viajar no tempo e conseguem que nos sintamos tão leves como fomos um dia.
um bj amg
Olá Carmem
Eliminarespaço...tenho , felizmente! Tenho o meu canto, cheio de livros. Falta-me é tempo, também porque não o organizo como deve ser...sou muito indisciplinada.
Um livro acaba por ser sempre uma viagem.
Um beijinho:)