Interessantíssimo, especialmente para quem gosta da artista e da sua pintura - eu gosto.
E como diz Ana Sousa Dias, DN, citada na contracapa do DVD: « Depois de ver o filme os quadros de Paula Rego passam a ter um novo significado.» . Concordo!
"Conhecida por ser muito ciosa da sua privacidade, Paula Rego revela-se pela primeira vez neste filme, surpreendendo o seu filho, o cineasta Nick Willing, com histórias e segredos da sua vida excepcional, uma vida de luta contra o fascismo, um mundo da arte misógino e a depressão. Nascida em Portugal, um país sobre o qual o pai lhe disse que não era bom para as mulheres, Rego usou as suas imagens poderosas como uma arma contra a ditadura antes de se estabelecer em Londres, onde continuou a abordar questões sobre a situação da mulher como o direito ao aborto. Mas acima de tudo, as suas pinturas são um vislumbre críptico sobre um mundo íntimo de tragédia pessoal, fantasias perversas e verdades contrangedoras. Nick Willing combina um grande arquivo de filmes caseiros e fotografias de família com entrevistas que percorrem 60 anos de vida e imagens de Rego a trabalhar no seu estúdio. E o resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de uma artista cujo legado vai sobreviver ao tempo, ilustrado visualmente em pastel, carvão e tinta a óleo."
(Na contracapa do DVD )
Gostei imenso deste filme. Compreende-se melhor a pintura de Paula Rego, de que sou fã, embora não quisesse ter nenhum quadro dela em casa. São no geral perturbantes.
ResponderEliminarBj.
São muito perturbantes, sim. Eu não me importava de ter um pequeno desenho ou tela.
EliminarGostei de ver o video e achei a Paula Rego uma pessoa muito simples, genuína.
Continuação de boa semana, MR:)
Sei quanto bem a Paula Rego desenha, Isabel.
ResponderEliminarMas não gosto mesmo nada da técnica especial que utiliza !
Não queria um quadro dela na minha casa !
Para ir para um leilão em Londres tinha que o conservar muito tapado para não ter pesadelos.
Um beijo amigo.
Ah!Ah!Ah! tem razão, mas eu não me importava de ter algo dela, mas uma coisa pequena, porque telas grandes também não cabiam em minha casa.
EliminarBeijinhos e continuação de boa semana:)
Paula Rego é a prova de que há várias formas para mostrar as injustiças. A pintura e o desenho não são das menores.
ResponderEliminarÉ verdade, e depois de ver este filme, confirmo que o que diz é muito verdadeiro em relação à pintura de Paula Rego.
EliminarBoa semana:)
É um filme que desejo muito ver.
ResponderEliminarconfesso que inicialmente não apreciava Paula Rego. Culpa minha, ignorância... não a compreendia! Ãctualmente vejo os trabalhos dela de outra maneira!
Já tinha este DVD em lista de espera há imenso tempo. Finalmente vi-o. Veja, Cláudia, que é muito interessante.
EliminarBeijinhos e boa semana:)
Uau! Paula Rego vale sempre a pena ver.
ResponderEliminarObrigada pela dica.
Beijo e bom domingo.
É muito interessante.
EliminarEspero que gostes, Teresa.
Beijinhos e boa semana:)
Também gostei muito, Isabel. E de facto, a sua pintura ganha ainda mais "corpo" depois de a ouvir falar das suas razões mais íntimas.
ResponderEliminarPois é! Há coisas que sabia, mas outras não e agora a pintura tem muito mais significado.
EliminarBeijinhos e boa semana:)
Deve ser muito interessante sim. Também gosto dela, é uma pintora séria! beijos
ResponderEliminarÉ uma pessoa muito interessante e terra-a-terra. Gostei de conhecer melhor a pessoa por trás da pintora.
EliminarBeijinhos e boa semana:) Por aqui começou a chover há pouco! :)
Uma figura do mundo das artes marcante... e com um percurso admirável... mas de facto, acho as suas obras demasiado perturbantes, para que consiga apreciá-las... certamente como mereceriam...
ResponderEliminarMas deve ser um filme super interessante, tanto mais realizado por alguém, tão próximo da mesma... e que melhor do que ninguém, saberá contar a sua história...
Beijinho! Bom domingo!
Ana
Gostei muito de ver o filme, para ficar a conhecer melhor a pessoa por detrás das pinturas e desenhos. Gostei da pessoa.
EliminarBeijinhos, Ana e obrigada por passar sempre por aqui. Eu ando um bocado em falta com as visitas.
Beijinhos e uma boa semana:)