domingo, 23 de agosto de 2020

Leituras

   Estas foram as minhas últimas leituras. Este mês, apesar do trabalho com a arrumação após a pintura da casa (muito trabalho!), até consegui ler um bocadinho todos os dias.                                                                                  


A propósito de um comentário meu a uma fotografia de uma jovem, que pedia esmola, na rua (creio que em Lisboa) uma amiga disse-me para ler este livro. E eu que sou bem mandada, li-o!
 Não; por acaso era um livro que queria ler já há tempos. Comprei este e "Os ricos", que hei-de ler em breve.
O meu comentário à foto foi o que digo muitas vezes: muita gente não trabalha porque não quer. Não compreendo como é que uma jovem, cheia de energia e de vida, se limita a andar a pedir na rua (antes do Covid). Creio que a minha amiga não concorda com este meu comentário.
Procurei no livro uma resposta a algumas dúvidas minhas. Ajudou-me a reflectir, mas não respondeu a todas as minhas dúvidas.


Este livro foi-me recomendado por outra amiga, há mais de 20 anos. Na altura não consegui encontrá-lo e acabei por fotocopiar o exemplar da minha amiga, para ler mais tarde. Não cheguei a lê-lo (e ainda por cá anda a cópia).  Em 2011 ofereceram-mo. Não o li. Agora, nas arrumações veio parar-me às mãos e li-o a seguir ao da Maria Filomena Mónica. É curioso (e não foi propositado) mas de certa forma os dois livros estão bastante ligados.
A noção de pobreza e de posse é bem diferente de um para outro.


Tinha visto este livro nas mãos de um aluno e perguntei-lhe se era giro. Ele disse-me que sim e eu pensei: "Alguma dessas modernices parvas...", mas não disse nada. Depois o livro veio parar-me às mãos (bem, fui eu que o procurei, por motivos que não interessam...) e confesso que o li num instante e até é muito engraçado, com um final bem ternurento e educativo. Queria ler mais algum do autor, mas ao mesmo tempo, achei este tão giro, que tenho medo de ficar desiludida...logo vejo!
Vou tentar não voltar a ser preconceituosa!


Seis livrinhos publicados pela Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos (cheguei até eles, através dum post sobre Irene Lisboa publicado no Falcão de Jade que me levou a um blogue dedicado à escritora. 
http://falcaodejade.blogspot.com/2020/07/irene-lisboa-escritora-da-simplicidade.html  )
São muito bonitinhos e os "contarelos" são duma simplicidade encantadora. Hei-de ler alguns aos meus alunos.


Finalmente o último livro que li.
Tenho-o desde 2013, foi prenda de Natal e depois de um tempo de espera , acabou numa estante, sem ser lido (como tantos outros). Deixei-o de lado, agora, quando andei nas arrumações e li-o em dois dias, porque me prendeu duma forma que nenhum livro me prendia já há muito tempo. Ainda espreitei o final, duas vezes, a medo, porque queria resistir, mas ao mesmo tempo queria saber como acabava. Não deu para perceber. Tive mesmo que esperar até ao fim da leitura.  Muito bom!



19 comentários:

  1. Grande preguiçosa sou eu!! Loool

    *
    Caminhar seguro...
    .
    Beijo e um bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim falta-me mais tempo, mas mesmo assim, agora tenho lido; gosto muito de ler.

      Uma boa semana para a Cidália:))

      Eliminar
  2. MFM desperta-me, quase sempre, sentimentos contraditórios, pela sua posição de esquerda(?)-caviar e muito assertiva, embora escreva bem e tenha alguns livros interessantes.
    Uma boa próxima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos que já leu dela, qual ou quais gostou mais? Tenho vários que ainda não li e talvez tenha algum de que gostou...
      Deste, esperava mais, para mim. Esperava esclarecer algumas dúvidas, mas isso seria como esperar soluções para a pobreza. Não sei se me faço entender.

      Desejo-lhe uma boa semana:))

      Eliminar
    2. A sensação que quase todos me deixaram é sempre um certo desconforto...
      Dos 4 ou 5, que li, talvez "Cenas da Vida Portuguesa".
      Boa noite.

      Eliminar
    3. Ah...

      Tenho esse (numa 3ªedição, que creio que comprei à Cláudia da Lumière). Vou lê-lo a seguir. Obrigada pela sua resposta.

      Desejo-lhe um bom dia:))

      Eliminar
  3. nossa, fiquei com muita vontade de ler. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Pedrita é mais filmes...também gosto, mas tenho visto pouco cinema. Há meses que não via nada e revi anteontem "A Biblioteca dos livros esquecidos". Gostei muito (novamente).

      Uma boa semana:))

      Eliminar
  4. «A Avozinha Gangster» li com a minha filha e achei uma delícia. Quanto ao último, fiquei cheia de curiosidade. De que género é? Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma delícia!
      O último é de suspense, e prende mesmo. Emprestei-o ontem a uma irmã e disse que já quase o acabou.
      Li sobre a autora que é "Mestre da Ficção Gótica e Suspense". Não sei se isto responde à sua questão. Se quiser, empresto-lho.

      Boa semana:))

      Eliminar
  5. Sobre o livro da Maria Filomena Mónica não me vou pronunciar porque fico irritada. :) Já o li. E Os ricos também.
    Os meus netos são uns devoradores dos livros de David Walliams e começaram pela Avozinha gangster. Um amigo meu, de estudos ingleses, tece os maiores elogios a este autor.
    Não sabia que estes contos de Irene Lisboa tinham sido publicados em livro.
    Boas leituras! Boa semana!


    ResponderEliminar
  6. Ainda não li "Os ricos", mas quero ler. Quando a minha amiga me sugeriu o livro, após o meu comentário, eu pensei que ele me daria algumas respostas, que esperava. Mas não deu e na verdade fiquei sem saber se quem mo recomendou afinal concordava ou discordava do meu comentário. Acredito que discordava. Por acaso gostava de ouvir a MR dizer o que pensa...
    Comprei o livro do David Walliams, porque ele é muito engraçado e fiquei curiosa. Não esperava gostar tanto e se me diz que os seus netos gostam de todos, vou arriscar a comprar mais um ou dois.
    Os contarelos da Irene Lisboa são seis livrinhos de tamanhos diferentes (2 de cada) e estão os 6 na digitalização por ordem crescente de tamanhos.

    Boa semana, MR:))

    ResponderEliminar
  7. Grandes leituras:). As limpezas em casa são uma grande chatice enquanto duram. Gosto quando já passaram.
    Quanto às leituras: li os dois primeiros, o segundo há muitos anos e o primeiro logo que saiu também não encontrei resposta para todas as minhas dúvidas e outras me nasceram depois da leitura, factor de saúde em ambas as partes. Hei-de ler "Os ricos". Dos outros, conheço bem a poesia de Irene Lisboa, mas não os escritos em prosa; mas o nome do último romance ficou-me, ainda que tenha vários livros por ler e não pense, por ora, em comprar novos.
    E foram boas as férias, Isabel? À parte as horas e dias de arrumações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo: as limpezas são uma chatice, mas gosto de ver tudo arrumado.
      Não tive férias, fora daqui, mas foram boas, também.

      Também tenciono ler "Os Ricos".
      Se chegar ler o último, acho que vai gostar.

      Continuação de boa semana:))

      Eliminar
  8. Destes livros, apenas li o Papalagui que faz uma caricatura bem engraçada do homem civilizado. Já li vários de Filomena Mónica mas estes não e nem os tenho. Conheço a obra "13 Contarelos" de Irene Lisboa, mas é a primeira edição; estas não. As restantes obras também não conheço.
    Um mundo vasto, este o dos livros! Ainda fiquei tentada a comprar os de Filomena Mónica, mas acho que não o vou fazer. Já são tantos para ler que...
    Beijinhos, Isabel e boas leituras:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mundo vastíssimo e cheio de tentações. Recebi vários nos anos e hoje fui à Bertrand, com uma amiga...não resisti! O melhor mesmo é não ir lá!

      Beijinhos e continuação de boa semana:))

      Eliminar
  9. O "Papalagui" faz parte dos meus livros de cabeceira desde que surgiu nas bancas. As primeiras edições não tinham a banda desenhada no início dos capítulos, que viria a surgir posteriormente. Emprestado e não devolvido, oferecido, novamente comprado. Será talvez o livro mais vezes que comprei na vida:-)
    Um dia destes vou relê-lo!
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ODEIO que não me devolvam os livros que empresto, ou que mos devolvam estragados!

      Este não tem desenhos nenhuns...é uma edição de 1989, 11ª edição e o livro não presta para nada: ficou com as folhas todas separadas, descoladas. Não sei se a cópia que tenho tem imagens, porque creio que era uma edição diferente. Hei-de ver.
      Para mim, confesso, uma leitura foi suficiente.

      Desejo-lhe um bom dia e boas leituras📔📚

      Eliminar
  10. Mais uma vez, parecem-me óptimas sugestões de leitura!
    Há de tudo, Isabel! Há muita gente que não trabalha porque não quer... e há os que procuram e não lhes dão trabalho. E em tempos de pandemia... o desemprego vai disparar, quando muitos lay-off terminarem... infelizmente, esta crise de saúde pública, deixará sequelas a nível económico, que demorarão vários anos a recuperar... e um forte revés em muitos direitos laborais...
    Não foi à toa, que muitos portugueses tiveram de emigrar, há uns anos atrás, porque cá não havia trabalhos... remuneração certa... só mesmo ligada à função pública... porque no privado, vive-se bastante de muito trabalho precário, e mal remunerado... de muita incerteza e exploração! Isto de uma forma sistemática... então em tempos de crise... estas características ainda mais se agudizam...
    Beijinhos! Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar