quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Mais leituras

Este mês tem rendido!

                                                                               


Outro, que esperava há anos para ser lido. Já o tinha começado e acabou por ficar de lado. Desta vez foi todo. Como um remédio😊.
Mas um remédio amargo. Li-o todo, mas acaba por ser repetitivo. É isso mesmo: "palavras cínicas" com mais de 100 anos. 
Estou contente por, finalmente,  o ter lido. 

 
Lê-se bem. Levou-me a conhecer alguns autores que desconhecia e fala dum lado da infância que por vezes se esquece; de como a visão das crianças é tão diferente da dos adultos e como as situações podem levar as crianças para caminhos inesperados - no bom ou no mau sentido.
Também a bisbilhotice e os preconceitos podem mudar vidas. Esta história passa-se numa pequena vila do pós-guerra, mas hoje, como ontem, a bisbilhotice é negativamente poderosa: ontem, entre vizinhos, hoje, nas redes sociais. 

"Tom e o Jardim da Meia-noite" de Philippa Pearce, um livro de que se fala neste livro e que fiquei com curiosidade de ler. Está esgotado no site Wook. Alguém conhece?


Boas leituras!

18 comentários:

  1. não conhecia esses livros. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Li Palavras Cínicas há vários anos! É das obras mais conhecidas de Albino Forjaz de Sampaio!
    E, eu a pensar que ultimamente a Isabel andava só em arrumações... Muito bem!!
    Beijinhos e continuação de boas leituras.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As arrumações ainda não acabaram. Mas a casa estámais ou menos arrumadinha e já me consigo sentar descontraída a ler. Está demasiado calor e como não saio, o tempo de leitura rende. Agora vou pintar uns pequenos móveis.

      Gostou das Palavras Cínicas? Está actual em muita coisa, mas noutras está ultrapassado. Imagino o escândalo que deve ter sido a 1ª publicação! Ninguém foi poupado! Para mim, é um livro que precisava ser lido. Está feito!

      Se lhe aparecer por aí "Tom e o Jardim da Meia-noite", guarde-mo por favor. Obrigada.

      Beijinhos e um bom dia:)

      Eliminar
  3. Olá, Isabel, pois temos todo o tempo agora para ler e fazer o que nunca conseguíamos por não ter tempo. Leitura pra mim é deitar num sofá e ler sem hora marcada para levantar, e agora é o momento. Boas leituras, curta!
    Dei um pulo no teu outro blog, vi a primavera em maio, a nossa começa em setembro, estação mais linda do mundo!!
    Beijinho, até mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de ler assim. Longe vai o tempo em que conseguia concentrar-me a ler em qualquer lado. Hoje em dia não sou capaz.

      Nós estamos a chegar ao fim do Verão. Actualmente gosto muito do Outono, também.

      Beijinhos:))

      Eliminar
  4. Não lerei o primeiro. E parece-me que sobre o segundo há um filme que por acaso vi algures e de que gostei na simplicidade que se faz próxima do dia a dia de qualquer lugar pequeno. Ou estou só enganada, não há filme e nada sei, portanto, acerca do tema do livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a pesquisar, mas não encontrei, no entanto encontrei outros livros com o mesmo título...talvez o filme seja sobre algum desses, não sei. O livro é giro.

      Um bom dia, Bea:))

      Eliminar
  5. Boas leituras que o mês de Agosto tem proporcionado!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso! E sinto-me feliz, pois posso dizer que há anos não lia tanto em tão pouco tempo. Já tinha saudades do tempo de leituras descontraídas.

      Um bom dia Paula:))

      Eliminar
  6. Acho que li o AFS , mas não me lembro.
    No outro dia, folheei A bibliotecária. Gosto sempre de ler livros sobre bibliotecas e livrarias. Não conheço o livro de Philippa Pearce, nem sequer a autora.~
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de livros sobre bibliotecas e livros e este tem algumas referências a livros infantis, nomeadamente este que aqui menciono e que gostava de ler, mas estive a ver no site wook e está esgotado, em português. A Bibliotecária é giro. Tem uma história bem construída e lê-se bem.Empresto-lho, se quiser.

      Bom fim-de-semana, MR:))

      Eliminar
  7. Procurei e encontrei o "Tom e o Jardim da Meia-noite" na feira do livro e aparece também no site da Editora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Redonda. À feira não tenho oportunidade de ir, mas andei a ver no site da Relógio d'Água e não encontrei...vi com bastante cuidado todas as páginas...

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  8. Vou copiar para aqui o link:
    https://relogiodagua.pt/produto/tom-e-o-jardim-da-meia-noite/

    Se eu voltar à Feira do Livro aqui no Porto posso procurar se têm outro exemplar ou emprestar o meu assim que acabar de o ler (fiquei curiosa sobre o livro e foi para a minha lista de livros a ler, da mesma Editora adorei O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett e tinha já um exemplar da Europa América, mas a tradução não era tão boa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo link. Acabei de pedir o livro. Amanhã vou fazer o pagamento no multibanco e fico à espera que não esteja esgotado na editora.

      Também já ouvi falar do Jardim Secreto. Vou procurá-lo aqui na Bertrand.

      Obrigada, outra vez, Redonda, pela simpatia.

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  9. Parecem-me boas sugestões! Este ano, não consigo concentrar-me muito em leituras... ainda ando em arrumações aqui por casa... devagarinho... para mãe não se stressar com as coisas a mudarem de lugar... e depois as novas rotinas de higienização, levam-me o maior tempão! Entretanto no momento, começam as consultas e exames de rotina dela... mais duas semanas, com muitas saídas e stress... há que aproveitar agora, a sair com ela, pois mais umas semanas... e estaremos de novo mergulhados em números e notícias de pandemia, por cá, para onde quer que nos viremos...
    Beijinhos! Boas leituras e bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas férias li um pouco, apesar de ter trabalhado muito. Mas agora vão começar as aulas e já não consigo ler. Mais que a falta de tempo é o cansaço e a falta de concentração.

      Desejo que tudo corra bem com a sua mãe.

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar