domingo, 27 de junho de 2021

O Bibliófilo Aprendiz


"Dizem que um poeta francês foi uma vez apresentado a um riquíssimo banqueiro. O apatacado personagem perguntou ao poeta:

- Para que serve a poesia?

E o poeta respondeu-lhe:

- Para o senhor, não serve para nada.

Tinha razão o poeta. Para muita gente, tudo na vida deve ter uma utilidade.

Para essa gente pretensiosa não adianta explicar certas coisas, elas não chegaram ainda a um desenvolvimento cultural suficiente para apreciar as coisas sem utilidade aparente."                                                                            

(Retirado da contracapa)




É um livro muito interessante. Julgava que sabia alguma coisa sobre o assunto e não sabia nada. Fiquei com umas luzes. Não que eu pretenda ser uma verdadeira Bibliófila, porque não tenho paciência e principalmente não tenho dinheiro para o ser (sou apenas uma simples acumuladora de livros e basta-me) mas achei muito interessante tudo o que o livro diz; além disso está escrito duma maneira divertida, com algumas histórias engraçadas e lê-se muito bem.
Foi publicado pela primeira vez em 1965 em São Paulo (segundo informação do livro).

Recomendo a todos os que gostam de livros.

11 comentários:

  1. Um amigo emprestou-me este livro e está no montinho dos empréstimos para o ler. Mas já o folheei.
    Bom domingo! Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. É um livro óptimo para uma introdução capaz e fundamentada.
    Bom resto de Domingo!

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Um domingo de paz e felicidade
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus filhos já recomendou por várias vezes a Letra Livre, mas ainda lá não me assomei.
    Acredito que seja um livro interessante para quem vive com e também pelos livros, cujos nem chego a coleccionar, mas vou tendo e me fazem alguma companhia.
    Boa semana, Isabel e obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  5. não conhecia. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Sim, deve ter muito interesse, Isabel, porque também gosto muito de livros.
    A propósito da história que conta, há anos frequentei uma ação de formação e o tema era: Para que raio serve a poesia?
    Claro que era provocatório porque nos serviu a serve. Ainda tenho o dossiê que fiz com os poetas, quase todos contemporâneos.
    Muitos dossiês e pastas já foram para o contentor da reciclagem; este conservo-o com muito amor e carinho.
    Um beijinho, Isabel, muita saúde e boas leituras.

    ResponderEliminar
  7. Isabel,
    Claro que gostei imenso do livro.
    Tantas coisas que fizeram eco em mim e nas quais me revi. Dificilmente existe bibliófilo sem alfarrabista! Não que me dedique a livros raros ou antigos, mas...
    Uma excelente obra!
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
  8. Fiquei com imensa curiosidade, sobre o mesmo!
    Já anotando, pois claro! Adorei a sugestão! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar