sábado, 12 de novembro de 2022

Opinião

Parece que está na moda os jovens (e não só) manifestarem-se contra o clima e o que modifica o clima e blá, blá, blá...nada contra. Sei que há decisões que têm que ser tomadas e só os governantes as podem tomar para bem do PLANETA e da humanidade!

Mas pergunto-me se os jovens que fazem o folclore nas universidades, não são os mesmos que usam telemóveis topo de gama, fazem toda a sujidade e barulho nas noites de Lisboa (e de outras cidades) perturbando e sujando sem se incomodarem com ninguém. Os mesmos que na escola de artes utilizam materiais bem poluentes, os mesmos que fumam e bebem sem controle e que provavelmente se estão nas tintas para a separação do lixo. Os mesmos que frequentam os locais de fast food onde tudo é descartável, etc, etc, etc...

Aqui, na minha cidade, nos muitos desfiles académicos que acontecem ao longo do ano, a pretexto de tudo, fica sempre um rasto de porcaria, nomeadamente copos e copos de plástico, com restos de cerveja...

Então, antes de andarem a fazer manifestações folclóricas contra o que quer que seja, comecem por respeitar os outros e os espaços que são de todos e a viver de acordo com aquilo que apregoam!

A carapuça que acente a quem a enfiar, porque felizmente nem todos os jovens se encaixam aqui. 

Há-os que  trabalham muito e quando se divertem, nos seus tempos de lazer, sabem respeitar o Planeta!


17 comentários:

  1. Palavras justas e certeiras, as suas.
    Esta gentinha péla-se pelos 5 minutos de fama de que falava o Andy Wahrol...
    Bom resto de fim-de-semana,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um folclore que não leva a nada.

      Um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  2. Um texto que aflora um problema que nos remete para uma grande reflexão. " Comportamentos das pessoas jovens e menos jovens ". Para refletir mesmo.
    .
    Cumprimentos poéticos … feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos jovens trabalhadores e assertivos, mas se calhar há outros tantos que vivem para gastar o dinheiro dos pais e para a "farra". Há um tempo para tudo, sem exageros.

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  3. Pois, Isabel,
    houve um tempo sem lições de educação cívica e ambiental em que os alunos, por educação caseira, respeitavam o espaço público. Não se peça à escola o que não se educa, de regras essenciais, em casa. Apesar de muita conversa sobre a probreza, que existe de facto e que gostaria ser tratada condignamente, ela não é feita de telemóveis e outros bizegres quejandos de última geração.
    Sempre recusei, enquanto docente, ir com os meninos para eventos culturais, por não saberem onde fica o Chiado, mas que, ao fim-de-semana, sabiam bem chegar, sozinhos, ao Bairo Alto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente com tudo o que diz!
      Em questões de educação, na escola vê-se de tudo e infelizmente, cada vez mais (e falo com conhecimento de causa, de muitos casos) quem domina são os mal comportados, os mal educados, os que não têm o mínimo interesse pela escola. Esses conseguem estragar o trabalho das turmas, impedir o trabalho de todos e desgastar professores e colegas. Fazem literalmente o que querem e ninguém lhes toca!
      Não consigo imaginar o caminho que a escola vai tomar...
      Obrigada por ter passado por aqui:))
      Um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  4. Olá Chabela, eu não creio que sejam os mesmos os que sujam e os que limpam. Se os jovens não começam a mexerse, espera-lhes um mundo complicado.
    Tu como estás? Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei...espero estar enganada, mas sou cada vez mais pessimista. Quem pode mudar alguma coisa, não muda, porque há interesses gigantescos por trás.

      Eu estou bem, mas muito ocupada, com as aulas, a minha mãe, a casa...não me sobra tempo.
      Daqui por 3 anos já recupero a minha liberdade...reformo-me!!

      Beijinhos e obrigada pela visita. Andas muito recolhida. Espero que esteja tudo bem contigo, também:))

      Eliminar
  5. Também não sei exactamente se os que se manifestam são os mesmos que no dia a dia não contribuem nada para melhorar a situação do planeta. Na minha opinião, o tema das manifestações é correcto, até porque são os jovenns e os descendentes deles que vão sofrer mais com as alterações climáticas e as suas consequências. Nesse sentido, acho muito bem que tentem mudar o mundo para melhor. Agora se estas maneiras de se manifestarem serão as melhores é que já não sei. O que também me parece é que quem tem poder para mudar não faz grande coisa e as mudanças planeadas para daqui a 10/20 anos virão muito tarde. Veremos o que o futuro trará. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Margarida, a forma de se manifestarem...destruir e vandalizar. Para mim perdem toda a razão. Meia dúzia de garotos...isto é só folclore.

      Estou muito pessimista. Quem pode mudar não quer mudar. Poucos podem fazê-lo e não querem. Oxalá este meu pessimismo não tenha razão de ser.

      Beijinhos:))
      Um bom fim-de-semana:))


      Eliminar
  6. Isabel, sou de opinião que são os jovens, mais do que ninguém, que têm de lutar pelo clima, pois são eles quem mais vai sofrer com as alterações climáticas. Actualmente, já sofremos todos.
    Mas, como a Isabel escreveu e muito bem, muitos desses jovens que reivindicam por um mundo melhor, são os mesmos que fazem barulho, que sujam, que não respeitam, que andam permanentemente de carro, que, que, que... Um contrasenso!
    "... antes de andarem a fazer manifestações folclóricas contra o que quer que seja, comecem por respeitar os outros e os espaços que são de todos e a viver de acordo com aquilo que apregoam!" - Totalmente de acordo.

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Tal como escrevi antes, estou mesmo muito pessimista.
      Sabe o que penso? Vamos chegar a um tal ponto de ruptura, que vai ser difícil recuperar. Já cá não estarei para ver.

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  8. Olá, Isabel
    Embora ache que muitas vezes é preciso chocar para mudar o que está mal, também olho com alguma desconfiança para quem não dá o exemplo.
    Quando assim é, as coisas não mudam ou mudam pouco, já que 'Bem prega o frei Tomás, olhem para o que diz e não para o que faz!'
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo na integra! Pois efectivamente este pessoal, apregoa coisas e valores... que na prática não cumprem, na maioria... mas se calhar acham que lhes ficam bem no currículo do activismo... para mostrarem nas redes sociais instagramáveis...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar