sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Napoleão

Fui ver há dias.
É um grande filme. É longo, sem intervalo, mas vê-se sem nenhum enfado.
Quando o estava a ver, o pensamento que me ocorreu foi: milhões de mortos em guerras feitas pela sede de poder . E seja qual for o motivo, por trás está sempre a disputa pelo poder. 
Foi assim no passado. É no presente e será no futuro, porque o ser humano não aprende.
Tantas vidas perdidas inutilmente.



 

17 comentários:

  1. Mas parece que o filme tem alguns erros históricos clamorosos (5, pelo menos), nomeadamente Napoleão assistir à execução de Maria Antonieta, quando ele nem sequer estava em Paris, nessa altura.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente no filme ele está presente quando Maria Antonieta é executada. Mas eu confesso a minha ignorância, não sei quais são os erros históricos. Mas há algumas coisas durante o filme que parecem um pouco forçadas, "ajeitadas" para o filme. Creio que isso é normal, romancear a história.
      Ter erros históricos não é aceitável. Porque quem vê fica com ideias erradas. Gostava de saber quais são os outros erros.
      Continuação de bom fim-de-semana:))

      Eliminar
    2. Tudo depende da intenção do autor (realizador) honestamente expressa (verdade/ficção) e das expectativas do espectador ( se prefere rigor ou fantasia).
      Há varias incongruências apontadas ao filme (não o vi, ainda) e à verdade das imagens, para além da presença de Napoleão em Toulon, aquando da execução de Maria Antonieta, em Paris. Aqui vão algumas: a altura do Corso, as idades do casal (Josefina era mais velha 6 anos do que Bonaparte);
      Napoleão não bombardeou as Pirâmides, nem os exércitos russo e austríaco foram derrotados em Austerlitz por causa do gelo do rio se partir e as tropas se terem afogado... nem sequer Napoleão conheceu Wellington pessoalmente.
      Um bom Domingo!

      Eliminar
    3. Quando são filmes históricos, eu prefiro que sejam fiéis à realidade. Essa é sempre a minha expectativa. Não gosto de ficar com ideias erradas, sobre aquilo que não sei.
      Desses erros, sabia que Napoleão era baixote, mas acho que não é o mais grave. Parece-me mais grave o atribuir-lhe o bombardeamento das Pirâmides, que foi uma coisa que eu questionei, mas não tinha a certeza.
      Quanto aos outros erros, não me apercebi de nenhum, porque não sabia.
      Na minha modesta opinião, um filme histórico deve ser verdadeiro quanto aos factos. Porque é bom ver um bom filme onde se aprende ou recorda o que está esquecido.

      Obrigada por me ter elucidado quanto às falhas. Gostei mesmo de saber e não ficar na ignorância.
      Apesar de tudo acho que é um bom filme.
      Desejo-lhe uma boa semana:))

      Eliminar
  2. Obrigado pela dica. No IMDB tem uma classificação baixa (6,7) e estou com medo de não gostar. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi nada sobre o filme, apenas tinha visto a apresentação na minha última ida ao cinema e fiquei curiosa.
      Eu gostei e não me aborreci nada, apesar de ser um filme longo. Achei que é um bom filme. É pena se tem esses erros históricos de que fala o APS. Tira-lhe bastante valor.
      Boa noite, Margarida. Continuação de bom fim-de-semana:))

      Eliminar
    2. Não sabia o que é o IMDB. Já fui pesquisar...

      Eliminar
  3. Se dice que el desconocimiento de la historia nos condena a repetir los mismos errores, pero yo creo que incluso dominándola. Por aquí es usual escuchar que el hombre es el único animal que tropieza dos veces en la misma piedra. Yo añadiría que tres, cuatro... A estas alturas, en pleno siglo XXI, seguimos matándonos por ansias de poder. No tenemos remedio. Nosotros mismos acabaremos aniquilándonos.
    (Todo esto con relación a lo que comentas, Isabel, al inicio de la entrada).
    ¡Buen domingo!

    ResponderEliminar
  4. Tem erros históricos. Quem não sabe nada de Napoleão não me parece que fique a saber muito para além da grande paixão que ele tinha por Josefina e que foi um grande estratega militar até a maluqueira o ter levado até à Rússia e Waterloo.
    O que me parece mais interessante e atual - uma ideia de Europa - passa ao lado do filme.
    Joaquin Phoenix, que é um grande ator, não foi uma boa escolha para o papel de Napoleão..
    Vi o filme com intervalo e achei a segunda parte bastante melhor do que a primeira. De qq modo não me arrependo de o ter ido ver.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que tem vários erros.
      A maluqueira ou a ambição desenfreada. Quis tudo e ficou sem nada.
      Também acho que de qualquer forma valeu a pena. Aqui, não sei porquê, não teve intervalo. Talvez por causa do horário da sessão: fui às 18:20 e havia outra sessão por volta das nove, nove e qualquer coisa. Se tivesse intervalo, se calhar não dava tempo...não sei.
      Uma boa semana:))

      Eliminar
    2. Provavelmente, até porque a sessão a que fui foi precedida por 20 m de publicidade.
      Boa semana!

      Eliminar
  5. É verdade.
    Por acaso, faz impressão, no filme, ver tantos mortos, dum lado e do outro e pensar que foi assim, continua a ser e continuará, infelizmente.
    As situações não se poderiam resolver sem guerras?... É difícil...mas também falta vontade.
    A guerra, ninguém a vence, porque há sempre demasiadas mortes e demasiada destruição.

    Beijinhos.
    Uma boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta resposta era para a Justa. Ficou fora de sítio, porque entretanto a MR deixou um comentário que depois de publicado interferiu...

      Eliminar
  6. Um filme que adorava ver! Fantástica sugestão, Isabel!
    A guerra é um profundo desperdício de tudo, que não traz soluções, antes alimenta problemas e futuros ressentimentos, que são sempre os alicerces do próximo conflito...
    Beijinhos! Feliz Natal!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena, vê-se muito bem, apesar de ser longo. Já não ía ao cinema há imenso tempo, mas agora fui ver 2 ou 3 filmes num curto espaço de tempo. Há mais para ver, mas não sei se passarão por aqui...

      Beijinhos:))

      Eliminar