sexta-feira, 28 de março de 2025

Gentileza...ou a falta dela!

 Aqui há tempos fui à Casa Valente ( uma loja antiga, na cidade) pedir caixas de cartão, para arrumar as coisas de uma mudança. O senhor, já com alguma idade, disse-me para tirar do monte que lá tinha, as que quisesse. Enchi o carro com bastantes, grandes e pequenas.

----------

Ontem fui ver de mais caixas. Nas lojas do Fórum.

Na véspera tinha pedido na Tiger e a menina que lá estava disse-me para ir no dia seguinte (ontem) à tardinha, que como vinham coisas novas, teria lá algumas e guardava-mas. Ontem cheguei lá e ela diz-me:

- Ah, não sei se a minha colega as guardou...

Lá me arranjou 2.

Depois fui a outra loja. Uma menina na caixa disse-me que tinham, pediu à colega e ela lá me trouxe duas (que só tinha aquelas!).

De seguida ainda fui a uma grande loja chinesa. Tinham lá montes de caixas desmanchadas, mandaram-me de lado para lado (a loja é enorme!) e ninguém me podia dispensar, porque eram precisas para isto e aquilo. Lá me deram 4 ou 5, todas rotas, porque não foram desmanchadas de maneira correcta e sim rasgadas.

Em todas esta lojas os empregados são gente jovem (quase sempre raparigas, por acaso). Em todas estas lojas nós vemos todos os dias que as empregadas levam montes de caixas desmontadas para a reciclagem. Eu pergunto-me porquê esta má vontade para darem caixas. Serão ordens superiores? E porquê? Será apenas má vontade de quem está? Falta de interesse por fazer um pequeno favor? Falta de gentileza?

Não consigo compreender o porquê, uma vez que na verdade têm sempre muitas caixas que vão colocar na reciclagem.

Mesmo que não tivessem no dia, podiam dizer para ir no dia em que teriam mais.

Eu acho que este é um sentimento geral dos nossos dias: o desinteresse em ajudar, mesmo que isso não nos custe nada. 

É estranho!

4 comentários:

  1. Há quem goste...mas também há quem não goste de dar, seja o que for...
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Isabel,
    Apenas um breve parêntesis antes de cometar o seu desabafo. A sua saga com as caixas de cartão, fez-me recuar nove anos, quando nos mudámos aqui para a Rua Formosa.
    Como deve calcular, arranjámos tantas, mas tantas caixas de cartão, que algumas pessoas que não nos conheciam e nos viam diariamente carregadas com as ditas espalmadas, deviam pensar que andávamos ao cartão, literalmente! 😂
    De uma maneira em geral, não encontrámos muita má-vontade. Ainda nos dias de hoje, se preciso, tendo, as pessoas disponibilizam-nas. Se as têm e não o fazem, acho mesmo que não se estão para "incomodar". Mandam-nos bater a outra porta!
    Mas também acho que passa por ordens superiores, para não acumular "lixo" nos estabelecimentos! E, há muitas pessoas que dizem que passam e depois não passam. Na dúvida... lixo!
    Nestas situações, responda sempre com um sorriso e agradeça a disponibilidade! O outro vai sentir que podia ter feito MELHOR!
    Temos de "plantar/distribuir flores e sorrisos." Temos de ser nós a marcar a diferença! 😉🍀🌺
    Um beijinho e um excelente fim-de-semana! 🤗🌼🎵📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nove anos?!!

      Aqui na loja da cidade, como são pessoas mais velhas, arranjaram-me logo as caixas. Eu desta vez não fui lá, porque como tinha ido ao Fórum, lembrei-me de pedir lá. Mas a miúda da Tiger, que disse que mas guardava, nunca mais ligou, porque com a resposta que me deu, vê-se que tiveram caixas (pois ela diz que não sabe se a colega as guardou) e não se deu ao trabalho de as guardar. Deu-me duas, ainda por desmanchar, porque estava a acabar de as esvaziar. E eu, como na véspera lhe tinha pedido e ela disse que mas guardava, fui de propósito ao Fórum buscá-las.
      O périplo seguinte por outras lojas, foi na sequência da falha nesta.
      Eu acho, que estes comportamentos têm a ver com o tipo de educação de hoje, na maioria dos casos(não quero generalizar). Estes jovens crescem não se incomodando nada com os outros. Só querem para eles. Eu vejo isso na escola. Talvez por isso eu pense assim. Claro que não é geral, mas infelizmente são cada vez menos as excepções. E os miúdos educados, com regras, com bons hábitos e com valores, sofrem muitas vezes na confusão e no barulho que hoje é normalidade na maioria das escolas.
      Olhe que não exagero.
      Há tanta coisa errada na Educação e nas Escolas, mas julga que alguém se importa? Só importam os números.

      De qualquer maneira, como sou uma pessoa educada, agradeci tudo com um sorriso. Até as caixas rasgadas da loja chinesa. Já todas foram utilizadas, até as rasgadas, que serviram para colocar entre quadros, para não se estragarem as molduras. Todas deram jeito e fiquei agradecida, mas o que me incomoda é a falta de gentileza destas jovens. Nem digo que seja por mal, não é. É desinteresse pelos outros.
      Enfim, gostaria de estar errada e a exagerar.
      Beijinhos e um bom domingo😊😊😊

      Eliminar