quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Camilo Castelo Branco - Os amigos

Os amigos

Amigos cento e dez, e talvez mais,
Eu já contei. Vaidades que eu sentia!
Supus que sobre a terra não havia
Mais ditoso mortal entre os mortais.

Amigos cento e dez, tão serviçais,
Tão zelosos das leis da cortesia,
Que eu já farto de os ver, me escapulia
Às suas curvaturas vertebrais.

Um dia adoeci profundamente.
Ceguei. Dos cento e dez houve um somente
Que não desfez os laços quase rotos.

- Que vamos nós (diziam) lá fazer?
Se ele está cego, não nos pode ver...
Que cento e nove impávidos marotos!


Camilo Castelo Branco

                           Renoir                                                                                
                                                                                   

6 comentários:

  1. Pura verdade, dita de forma agradável, mas triste...não pelos amigos que se fartam, mas por nós que não aprendemos.
    A tela é belíssima...claro, Renoir.

    5 bjs

    ResponderEliminar
  2. Como sabia o nosso Camilo! Os amigos verdadeiros contam-se com os dedos de uma mão, dizem os entendidos.
    No entanto as relações amistosas são válidas, necessáris, bonitas e enriquecem-nos, sempre que estejamos dispostos a dar para poder receber.
    Querer receber sem dar nada a cambio é puro narcisismo, não achas, querida Isabel?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Amigas
    eu acho que todos em determinada altura falhamos, mas também todos em outras alturas somos capazes de surpreender positivamente. Nós e os nossos amigos.

    Mas há sempre os amigos especiais.
    5 beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria
    concordo completamente.
    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  5. Durante anos tive esse cartaz emoldurado em casa! Não por desconfiança da amizade, mas por gostar do Camilo...
    Amigos é bem verdade que se vêem melhor em certas ocasiões.
    Tambem eu gostei muito do Renoir que escolheste!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Concordo, querida Maria João
    Obrigada por gostar
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar