domingo, 28 de agosto de 2011

Condição do homem

"Condição do homem: inconstância, tédio, inquietação."

                                                                            Pascal

"Tédio - Nada é tão insuportável ao homem como estar em pleno repouso, sem paixões, sem trabalho, sem diversão, sem aplicação. É então que sente o seu nada, o seu abandono, a sua insuficiência, a sua dependência, a sua impotência, o seu vazio. Imediatamente sairá do fundo da alma o tédio, o negrume, a tristeza, o desgosto, a irritação o desespero."

                                                                            Pascal


( da net)
                                                                              

4 comentários:

  1. Por Deus, ele esta certo e sabemos bem disso.

    5 bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o tédio se combate com a imaginação, e que não há nada mais enriquecedor que compartir o que se sente.
    ( A imaginação seria ter sempre à mão uma forma de "escapar"
    Compartir seria dar e receber ao mesmo tempo.
    Sentir seria ter verdadeira sensibilidade, claro está).
    He dicho...
    Feliz Domingo

    ResponderEliminar
  3. Has dicho, e muy bien!(escrevi bem?)
    É importante conversar, trocar ideias, ouvir os outros.Para mim os blogues têm-me trazido muitas descobertas (entre elas e principalmente, pessoas extraordinárias que pude conhecer).Pessoas diferentes com quem tenho aprendido imenso.
    Tédio? É raro senti-lo.
    E admira-me quando tenho colegas que se reformaram e me dizem que se aborrecem, que não sabem que fazer ao tempo.
    Tenho a certeza que quando me reformar não me vou aborrecer. Pelo contrário.

    Todas as pessoas têm o seu valor, mas as pessoas que nos rodeiam também são importantes para a nossa forma de encarar os dias.Pessoas inteligentes, imaginativas, cultas,interessantes, "puxam" por nós- gosto delas.Pessoas amargas,depressivas, muito queixosas da vida não nos ensinam muito. E acho que não tem só a ver com instrução. Há pessoas que têm pouca escolaridade, mas são alegres. interessantes.

    Sabes uma coisa?
    Tenho a nostalgia daqueles serões que nunca vivi, mas leio nos livros, em que as pessoas se juntavam e conversavam, liam poesia , debatiam ideias...(ando sempre a dizer isto).

    Já aqui vai um comentário longo, mas...é a gente a falar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. (Reparei agora que algo falhou e o meu comentário não ficou)

    Amigas
    Está certo sim.Não ter objectivos, paixões,vontade de aprender, de brincar...é deixar de viver.
    5 beijinhos

    ResponderEliminar