segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nada duas vezes

Duas vezes nada acontece
nem acontecerá. E assim sendo,
nascemos sem prática
e sem rotina vamos morrendo.

Nesta escola que é o mundo,
mesmo os piores
nunca repetirão
nenhum Inverno, nenhum Verão.

Os dias não podem ser repetidos,
não há duas noites iguais,
não há dois beijos parecidos,
não se troca o mesmo olhar.

Ontem o teu nome
em voz alta pronunciado
foi como se uma rosa
me tivessem atirado.

Hoje ao teu lado,
voltei a cara para a parede.
Rosa? O que é uma rosa?
Será flor? Talvez rocha?

Porque tu, ó má hora,
me trazes a vã tristeza?
Se és, tens de passar.
Passarás - e daí a tua beleza.

Abraçados, enlevados,
tentaremos vencer a mágoa,
mesmo sendo diferentes
como duas gotas de água.



Poema de Wislawa Szymborska, retirado de Alguns gostam de poesia,  Antologia, pág.111 e 113, da cavalo de ferro










 Wislawa Szymborska (1923 - ).
 Prémio Nobel 1996.
 Poetisa, critica literária e tradutora, vive em Cracóvia, onde se formou em Filologia Polaca e Sociologia   pela  Universidade Jaguellonica. A sua extensa obra, traduzida em 36 línguas, foi caracterizada pela Academia de Estocolmo como "uma poesia que, com precisão irónica, permite que o contexto histórico e biológico se manifeste em fragmentos da realidade humana". Szymborska foi mesmo denominada como "o Mozart da poesia". 

 ( retirado da badana da capa de Alguns gostam de poesia, Antologia)




10 comentários:

  1. Isabel, que bom que voltou. Que tal as férias?
    Gostei destes poemas de amor da Szymborka, a poesia sempre perde ao traduzir-se, porque também é música, mas mesmo assim esta mensagem é formosa.
    Muito original a mesma foto, o mesmo azul, com você ou só o infinito. Fico com vontade que dê a volta e mostre a sua carinha. Assim é muito mais sugerente o resultado, mas para mim , Isabel, você é antes que nada uma pessoa , única e irrepetível, e se não lhe posso pôr cara, sempre estará mais distante. Coisas de velha, não sei se pode entender-me.
    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Não conheço e gostei.

    Mas gostei muito, muito das fotografias com um mar tão azul.
    Saudades do mar!

    Beijinhos Isabel, e este post é muito interessante. Tenho que procurar a poetisa. :)

    ResponderEliminar
  3. Maria
    obrigada por tudo o que diz.
    As férias foram boas. Só uma semanita, mas souberam muito bem.
    Fico contente que tenha interpretado assim as fotos, também porque "nada duas vezes".

    Qual velha!!Jovem e bonita.
    E não seja por isso, vou-lhe mandar uma foto.Talvez a desiluda porque não sou bonita, mas pelo menos fica a conhecer o rosto da "pouco mais nova" que a Maria.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Ana
    acho que tive sorte com a cor do mar e do céu.
    Também adoro o mar.
    (Quando for rica, compro uma casa numa praia tranquila. É o meu sonho!)
    Talvez te encontre aqui o livro.Depois digo-te.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Isabel,

    Tudo belo, a poesia é realmente de arder por dentro. Gosto muito de poesias assim, sem disfarces.
    O mar...sem comentários, estamos num planalto central, sem ar e sem e sem água. Por aqui o mar é o céu.

    bjs - 5

    ResponderEliminar
  6. Acabou-se o tratar-nos de você, acho absurdo: se tratas a Ana de tu, também me podes tratar a mim, O.K?
    Querida Isabel, ainda que só tivesses um olho no meio da cara, serias a mesma pessoa entranhável que já és para mim.
    De qualquer forma não me vou casar contigo, nem que me saísses uma Marilyn Monroe....
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Amigas
    se pudesse, mandava-lhes um bocadinho de mar (e trazia outro bocadinho para mim, que também moro longe, numa das cidades mais quentes do país), mas não posso...

    5 beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Maria
    tive que me rir com o teu comentário!!
    Mas falando sério, o sentimento é recíproco: já és uma amiga querida.
    (Vês, e já te trato por tu! Soa estranho, mas habituo-me...)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Linda foto a ver o mar! Também me ri com a Maria, não deixa escapar nada! Viu quem tu eras e acertou...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Obrigada ,querida Maria João.

    A Maria é engraçada!Um olho no meio da testa...Marilyn Monroe...
    Mas acabaram as dúvidas: já lhe mandei uma foto!

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar