segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jorge Luís Borges

O regresso

No fim dos anos do desterro
voltei à casa da minha infância
e contudo é-me estranho o seu espaço.
As minhas mãos tocaram nas árvores
como quem acarinha alguém que dorme
e repeti velhos caminhos
como se recuperasse um verso esquecido
e vi na tarde cada vez mais límpida
a frágil lua nova
abandonada ao amparo sombrio
da palmeira e das suas altas folhas,
como o pássaro ao ninho.
Que multidão de céus
abarcará o pátio entre os seus muros,
que poemas heróicos
militarão no abismo da rua
e quantas quebradiças luas novas
infundirão ternura a este jardim
antes que a casa volte a conhecer-me
e seja outra vez um hábito!


Retirado de Jorge Luís Borges, Obras Completas I , pág.34
Círculo de Leitores

                                                                                                                                                         

2 comentários:

  1. Borges é outro monstro da poesia, oxalá te animes a lê-lo em espanhol, tu podes!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do que conheço dele.
    Tenho várias coisas. Mas vou lendo aqui e ali.
    Em espanhol, acho que já perceberia, mas tenho tanto para ler em português...
    Um beijinho

    ResponderEliminar