sábado, 27 de agosto de 2011

Cecília Meireles - Motivo

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.



Estrela do dia, Frida Kahlo
                                                                               
                                                                                  

10 comentários:

  1. Eis uma grande mulher. Os poemas e aí podemos dizer "todos", são de um sentimento e simplicidade que arranca a alma.

    hoje, foi especialmente bom passar aqui,

    bom final de semana

    5 bjs

    ResponderEliminar
  2. Belo poema, lindo quadro! Bom fim de semana, querida Amiga!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada minhas amigas.
    E é muito bom vê-las cá.
    Bom fim-de-semana
    5 beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia querido amigo Manuel
    gosto tanto de o ver aqui.
    Obrigada pela sua visita e pelas palavras
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Lucidez,portanto mesura — não sou alegre nem sou triste.
    Deixo-te umas palavras dela que não sei se conheces:" Há pessoas que nos falam e nem as escutamos...Há pessoas que nos ferem e nem deixam cicatriz...mas há pessoas que simplesmente aparecem na nossa vida e nos marcam para sempre."
    Tenho debilidade por Frida Kahlo, como digo no post que lhe dediquei.

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimas as palavras da Cecília Meireles.
    Tenho um bocadinho de inveja dessa tua memória que te deixa logo recordar frases tão bonitas.
    Gostas da Frida Kahlo? Eu gosto imenso. Tenho o filme e alguns livros sobre ela.
    Tens que me dizer, por favor, de quando é o post, senão não o descubro e queria lê-lo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma memória péssima para nomes e datas, no entanto sei muitas poesias de memória. É uma memória selectiva...Ajudo-me com um caderno onde vou apontando muitas coisas bonitas.
    Se leres o meu post "Frida Kahlo" de febrero de 2011, comprovarás que tu e eu temos gostos parecidos,como temos vindo a notar.
    Besos

    ResponderEliminar
  8. Também costumo apontar. Faço isso há anos, só que já são tantos os caderninhos...
    Vou já ler o post. É verdade, temos muitos gostos parecidos sim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gostei imenso da poesia. É uma grande poetiza e de facto tão simples...
    Gosto menos da Frida do que vocês as duas, mas este quadro é lindo!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Já vi que não aprecia muito, não. A maria João é mais Monet, Hopper...acertei? E mais?
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar