segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Centro Cultural de Cascais (I)

                                                                            


No Centro Cultural de Cascais pode ver-se a exposição/instalação Cartas de Amor e Saudade de Manuel Botelho

"O artista Manuel Botelho procura reconstituir, através de uma instalação que privilegia a importância das cartas de amor no contexto da Guerra Colonial, algo dessa época já distante dos anos 60/70 do século passado. Tempo em que a juventude portuguesa se viu duramente mergulhada na circunstância histórica que o destino lhe reservou."

"Na reconstituição de Manuel de Botelho paira o anátema pessoano de que todas as cartas de amor são ridículas, e talvez "banais" as que escolheu para ilustrar a sua instalação. Afirmam-se todavia como testemunhos autênticos de uma crise política e de identidade cuja importância documental espelha os sacríficios que então foram exigidos à juventude portuguesa."

(retirado do catálogo da exposição)


A sala onde se podem ouvir as cartas de amor, como se de um programa radiofónico se tratasse.







"Meu amor
Mais um dia se passou sem que o meu amor estivesse ao pé de mim e a saudade por ti aumentou. Hoje estou cansada e com uma grande neura, e desculpa mas não posso conter mais as lágrimas.
Ultimamente toda a gente me acha mais magra e menos alegre, não é que eu coma menos, mas as saudades não me deixam engordar. Sem ti, meu amor, tudo parece vazio e sem significado. (...) "
(retirado do catálogo da exposição).


Será que hoje ainda alguém escreve (assim) cartas de amor?

(A exposição estará patente ao público até 28 de Agosto de 2011)                           

6 comentários:

  1. Estou quase de partida. Venho deixar Bjs! :)))

    ResponderEliminar
  2. Então boas férias Ana.
    Aproveita bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Mas, afinal,
    Só as criaturas que nunca escreveram
    Cartas de amor
    É que são
    Ridículas.
    ( Fernando Pessoa)

    ResponderEliminar
  4. Não sei, Isabel, se escreverão... Talvez as pensem e não tenham coragem de as escrever num mundo em que parece não contarem os sentimentos, ou o romantismo...
    Eu digo "parece"...porque nunca se sabe o que vai nos jovens corações deste mundo cruel...
    Beijinhos
    Deixo-lhe um blog de que gosto, que também fala disso...Vá ver!
    http://portugalagoia.blogspot.com/2011/08/mulher.html

    ResponderEliminar
  5. Sabe-se lá...

    Vou já espreitar o blogue, Maria João e depois digo alguma coisa.
    Beijinhos e obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar