segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ser e ter - parte 1

Um belíssimo documentário que mostra o dia-a-dia de uma escola francesa e as relações entre professor/alunos e alunos/alunos, numa zona rural onde na mesma sala se encontram crianças de diferentes níveis e nacionalidades, uma vez que a mobilidade laboral é uma realidade da localidade. Os alunos têm idades compreendidas entre os quatro e doze anos.
O filme é de 2002, de Nicholas Philibert e tem a duração de 104 min.
Acompanha um ano lectivo e passa-se nos anos 90.
Um filme duma grande humanidade, um professor que leva até aos seus alunos não só os conhecimentos escolares, mas também os valores de partilha e relacionamento com o outro.
O professor (actor) é George Lopez.
Vi este documentário em 2003 ou 2004.



                                                                                 

9 comentários:

  1. Documentários assim são riquíssimos e cheios de vivência. Parabéns pelo post, o mundo precisa urgente aprender a lidar com as diferenças.
    O nosso programa de ensino se deu em parte baseado nesse filme, logo depois compilamos uma didática das aulas de dança. Tradição, ensinamente e partilha. Lindo. Nossa utopia. outro bom estudo contra o peconceito, esse já em empresas e escolas - OLHOS AZUIS/maravilhoso.

    5bjs - Sara kalí Group - dança Cigana

    ResponderEliminar
  2. Na altura em que vi este documentário fiquei entusiasmada e falei dele a toda a gente (aconteceu-me o mesmo com outro recentemente, embora sobre um tema diferente "Lixo extraordinário", conhecem?, foi filmado aí no Brasil - maravilhoso!).
    São filmes que nos alimentam a alma e nos deixam a vontade de ser "melhor pessoa".
    Vou ver se encontro esse OLHOS AZUIS na internet.
    5 beijos

    ResponderEliminar
  3. Achei particularmente curioso o facto de que estou à procura de uma tartaruga para a minha neta.
    Há um filme que talvez conheças, "O Milagre de Anna Sullivan", (curiosamente também falei dele no meu blog 15 dias antes de saber-se que a minha princesa tinha um problema)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. O nome não me é estranho, mas acho que nunca vi. Vou tentar encontrar alguma coisa na net.E vou tentar descobrir no teu blog.
    Tu andas à procura duma tartaruga para a tua neta, o meu irmão fala na possibilidade de um coelho para a minha sobrinha.
    Beijinhos
    (que bom estares de volta)

    ResponderEliminar
  5. Querida Isabel, que bom que existas.
    A vantagem da tartaruga é que lhe pode durar toda a vida...
    Se te digo que me fiz amiga duma lagartixa do meu jardim, vais pensar que estou louca,eu mesma não deixo de assombrar-me.
    O artigo é de Agosto de 2010,chama-se A força interior (eu comecei escrevendo em português, animada pela João, que foi quem me meteu nisto...)
    O post não vale nada, mas se algum dia tiveres a oportunidade de ver o filme, vais gostar muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Vou procurar e ler o artigo.Ontem não encontrei.Tenho a certeza que vale muito.
    (Querida Maria João, outra amiga maravilhosa que a blogosfera me trouxe, tu já conhecias).

    Somos duas loucas então, eu fiz "amizade" com uma osga, numa escola onde trabalhei.Mataram-na e fiquei zangada. Um dia destes conto aqui esse pequeno episódio.
    Beijinhos minha amiga

    ResponderEliminar
  7. Isabel, é um documentário muito belo. Percebo que te tenha tocado!
    depois escrevo mais...

    ResponderEliminar
  8. Histórias tão bonitas, sobretudo vocês as duas falam com palavras tão boas, tão simples, e de coisas tão belas nesta vida que às vezes é tão dura! Não falo por mim, é claro, mas pelo que se vai vendo...
    Foi bom ouvir estas histórias! Já agora fico à espera da osga...

    ResponderEliminar
  9. Querida Maria João
    Peço desculpa de não ter respondido antes, mas tive um problema com o computador.Teve que ir a arranjar.
    E a falta que me faz! Estou viciada!

    São histórias simples. A da osga é verdade, já a conto...
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar