domingo, 28 de abril de 2019

Conversa e plantinhas...


  Como é bonito ver as plantas crescerem!
  Tenho plantas com 10 anos e mais. Tenho 2 que comprei quando vim morar para esta casa, vai fazer 12 anos. Estão lindas e grandes. E verdade seja dita, que as deixo muito entregues a elas próprias!
  Mas gosto de as olhar. Fico encantada a olhar.  Ver como crescem, como se adaptam, como procuram a luz... É um espanto!
  Uma das últimas plantas que chegou cá a casa, pela mão da minha cunhada, foi uma Thillandsia. Era uma planta, para mim, desconhecida até há cerca de um ano, quando me foi oferecida uma, que deixei morrer por excesso de zelo. Por tanto medo de a matar com muita água, acabei por deixá-la secar.
  Passado algum tempo a minha cunhada ofereceu-me outra que, agora com menos de um ano, já tem três "filhotes" transplantáveis! É extraordinário perceber como crescem dia-a-dia. Vê-se!

  E pronto, transplantei um filhote para outro ambiente: um tronco.
  Vamos ver se vinga!

  E um bom domingo para todos: com plantas ao redor, se possível!


                                                                                   






                                                                             

32 comentários:

  1. Bom domingo!
    Não tenho nem uma planta dentro de casa. Talvez compre uma em breve.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz bem!
      Para mim, uma casa tem que ter livros e plantas.

      Depois conte...

      Boa semana:)

      Eliminar
  2. Dizem que as plantas conseguem escutar os sentimentos humanos e nada melhor do que as tratar com carinho, porque todos merecemos um pouco de amor.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de olhar as plantas e até de lhes tocar, mas não sou das que falam com as plantas. Isso não, sentir-me-ia ridícula.
      Gosto muito das minhas plantas e fico com pena quando me morre alguma.

      Desejo-lhe uma boa semana:))

      Eliminar
  3. Que curioso, desconhecia essa planta e agora fiquei a pensar: será que se dá no tronco? Onde vai buscar alimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma planta aérea. A que tenho quase há um ano, está dentro dum suporte de vidro e borrifo-a todos os dias. Acho que esta se vai dar bem em cima do tronco. Tenho que a borrifar todos os dias. Espero que não me morra...Já vi algumas na internet, muito grandes e bonitas.

      Boa semana, Lete:))

      Eliminar
  4. Esta sua nova plantinha parece nem precisar de terra. Será?
    Também tenho muito gosto em ver crescer o que ponho na terra,
    ou seja nos vasos.A ideia do tronco é duplamente decorativa.
    Desejo-lhe uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa, nem pode estar na terra. É uma planta aérea. Vive em qualquer lado, mas precisa de água. Eu borrifo-a todos os dias.
      É bonito ver as plantas crescer...algumas vêem-se crescer dia-a-dia. Nesta altura da Primavera então é um encanto.

      Obrigada, desejo-lhe também uma boa semana:))

      Eliminar
  5. Boa Noite de Domingo alegre, querida amiga Isabel!
    Tão bonito ter capricho com plantinhas que nos alegram tanto. A cada muda uma alegria renovada.
    Tenha dias alegres!
    Bjm carinhoso, fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada:))

      Desejo-lhe também uma boa semana:))
      Beijinhos:))

      Eliminar
  6. As únicas plantas que tenho dentro de casa, e que se têm aguentado, são duas orquídeas. Estão prestes a florir. De resto não devo ter muito jeito para tratar delas,as que tive, em tempos, feneceram todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As orquídeas aguentam-se bem e duram uns anos. Não gostam de sol directo. Também tenho duas, que estão quase esquecidas e lá se vão aguentando. Têm uns quatro, cinco anos.
      Também não sou a melhor cuidadora de plantas, mas tenho sorte. Talvez a Luísa não tenha escolhido as que melhor se adaptam às condições da sua casa...sol directo, claridade...

      Uma boa semana para si:))

      Eliminar
  7. Que interessante. Desconhecia essa planta que habita num tronco e parece vegetal marinho, tanto se curva sinuosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Habita no tronco porque eu a coloquei lá, mas pode habitar em qualquer lugar, desde que tenha alguma água, mas não em demasia. É uma planta aérea.

      Eu acho que o/a cabecinhapensadora já por aqui tinha passado e fui ver se tinha um blogue...tem um "if", mas não tem nada publicado.É isso não é? Quando começa a publicar?

      Boa semana e volte sempre:))

      Eliminar
  8. Achei muito interessante essa aérea, Isabel !
    Será que as floristas também as têm para venda ?
    Bem gostava de ter uma...

    Um beijo e votos de boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi nenhuma à venda. As minhas vieram da Feira Rural de Torres Vedras.
      Posso prometer-lhe um rebentinho, mas ainda vai demorar um pouco...isto, se as minhas plantas não morrerem...

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  9. Também gosto muito de plantas e adoraria ter um quintal onde pudesse plantar pelo menos as minhas preferidas (jasmim, alfazema, papoilas e lilases). Nunca tinha ouvido falar das Thillandsias. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de ter um pequeno jardim, mas moro num quinto andar...Tenho um jasmim e rosmaninho. O Jasmim, que me deu uma irmã, esteve quase morto (com água a mais) , mas agora está a rebentar em força...vamos ver se resiste, porque cheira lindamente e é bonito.

      (As thillandsias vieram da Feira Rural de Torres Vedras)

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  10. Engraçada essa planta. Não conhecia.
    A propósito do título do seu post, há quem diga que as plantas também gostam que falem com elas. Será verdade?
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha visto na internet, não sei a que propósito e depois a minha cunhada ofereceu-me uma. Nos videos de decoração brasileiros, aparece muito. Algumas são muito grandes. A minha ainda é pequenina. Há várias espécies e algumas (não sei se todas) dão flor.

      Já ouvi dizer isso a muita gente e até conheço quem
      fale com as plantas, mas eu não falo; ia sentir-me ridícula. Talvez algum dia venha a fazê-lo. Por ora...não.

      Boa semana:))

      Eliminar
  11. Tão bonitinha essa planta aérea. Para mim, que gosto de linhas curvas é bem sugestiva. Também gosto muito de flores. Boa sorte com elas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bea. Mesmo assim vou conservando as minhas plantas. De vez em quando deixo morrer alguma, mas é raro.

      Boa noite e boa semana:))

      Eliminar
  12. As plantas fazem-nos muita companhia, e é reconfortante vê-las crescer ao nosso cuidado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro! Não sou a melhor cuidadora de plantas, mas tenho alguma sorte com elas, por isso as coisas correm bem.Gosto das minhas plantinhas.

      Bom dia:))

      Eliminar
  13. São, realmente, plantas muito interessantes...
    Sobre o tronco ficou muito bem, no seu 'habitat' natural. também lhe desejo longa vida.
    Como a Isabel, gosto de plantas em casa...
    Dias de harmonia e contentamento.
    Beijinhos.
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casa minha tem que ter plantas e livros. Acho uma casa vazia, sem eles.

      Bom dia Majo:))

      Eliminar
  14. Que bela Primavera anda por essas bandas. Dizem que a música ajuda e conversar com elas também, embora eu não me imagine a falar com plantas :-)
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sei falar com plantas...sinto-me ridícula, mas gosto de as olhar. Antigamente ouvia muita música, mas nos últimos anos, quase não ligo a aparelhagem. Portanto, as minhas nem música, nem conversa, mas têm muita companhia, porque movimento e gente, nesta casa não faltam!

      Um bom dia :))

      Eliminar
  15. Uma planta que desconhecia por completo, Isabel!
    Suponho que sejam da família dos cactos...
    Aquela no tronco, ficará super interessante! Nem faço a menor ideia de como se transplantam, nem da quantidade de água que necessitem...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei...o que li é que pertence ao grupo das bromélias, não sei se é a mesma coisa ou não, porque concretamente não sei que grupo são as bromélias...tenho mais duas bromélias, mas estão na terra, não são aéreas. Resumindo: não percebo nada!

      Eu falei em transplantar...mas apenas tirei o rebento da plantinha original e coloquei-o no tronco. Borrifo-a todos os dias. Vamos ver se cresce.

      Beijinhos e um bom dia:))

      Eliminar
  16. Por estes dias, o Reino da botânica é deveras apelativo. Está todo em bico dos pés para se fazer notar. É namorar.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! É mesmo!
      Está tudo tão bonito!

      Um bom dia para si, Agostinho:))

      Eliminar