sábado, 27 de abril de 2019

Sabedoria


Sabedoria

Desde que tudo me cansa,
Comecei eu a viver.
Comecei a viver sem esperança...
E venha a morte quando
Deus quiser.

Dantes, ou muito ou pouco,
Sempre esperara:
Às vezes, tanto, que o meu sonho louco
Voava das estrelas à mais rara;
Outras, tão pouco,
Que ninguém mais com tal se conformara.

Hoje, é que nada espero.
Para quê esperar?
Sei que já nada é meu senão se o não tiver;
Se quero,é só enquanto apenas quero;
Só de longe, e secreto, é que inda posso amar...
E venha a morte quando Deus quiser.

Mas, com isto, que têm as estrelas?
Continuam brilhando, altas e belas.

José Régio
Almanaque Bertrand 2019/2020
Pág.141


                                                                                       


16 comentários:

  1. Régio está muito esquecido.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois está e é pena. Não sei se consta de algum livro de português. Não conheço os manuais e agora fiquei curiosa. Hei-de ver.

      Um bom domingo, MR :))

      Eliminar
  2. Tão lindo e tão interessante! Acho tristeza, melancolia, nos seus poemas, pelo menos nos que eu conheço e este não é diferente. Gostei muito de recordar!

    ResponderEliminar
  3. Por qualquer razão concordo com Régio. E, ao contrário do que canta o Rui, há sempre estrelas no céu, nós é que as não vemos; mas estão lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! Pois estão! Quanto a isso não restam dúvidas!

      Bom domingo, Bea:))

      Eliminar
  4. Faz algum tempo que ando a ler a correspondência de José Régio.
    Actualmente, é um escritor que não tem novos leitores. O que é uma pena...
    Já saiu o almanaque da Bertrand 2019/2020? Tenho o anterior.
    Beijinhos e bom domingo.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li a correspondência.

      Já saiu o almanaque. Folheei-o e agradou-me, por isso o comprei. Tenho alguns, mas do ano passado não o comprei.

      Beijinhos e um bom domingo:))

      Eliminar
  5. É sempre bom recordar José Régio. Hoje visitámos o Museu do Neo-Realismo e encontrámos tanta gente esquecida...
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena que estes autores tenham ficado esquecidos.
      Onde é esse museu? Não conheço. Deve ser interessante.

      Boa noite e uma boa semana:))

      Eliminar
  6. Uma imagem lindíssima, combinando de forma brilhante, com um notável momento poético deste grande autor!
    Belíssimo post, Isabel! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana:))

      Um bom dia para si.
      Beijinhos:))

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Por acaso a foto não é de Castelo Branco, mas poderia ser, porque o sol e as árvores são as mesmas em qualquer lugar!

      Beijinhos e um bom dia:))

      Eliminar