sábado, 10 de dezembro de 2022

Regresso a casa

                        Regresso a casa

Alcancei meia centena de anos,
       quando agarrarei os dias só para mim?
Saio de casa, de madrugada, à luz da vela
       regresso, de noite, ao rufar dos tambores.
Meu jarro de vinho continua cheio,
       posso contemplar as montanhas, lá longe,
não posso fruir o bom da vida.
       Dia após dia chego tão cansado
que me afundo na cama e adormeço.
       Serei ainda dono e senhor dos meus prazeres?


Poemas de Bai Juyi
pág.215



16 comentários:

  1. Não conhecia, mas já procurei e vi que foi editado pelo Instituto Cultural de Macau.
    Bom domingo! Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi. Tenho mais do Instituto Cultural de Macau.
      Vieram da Lumière.

      Beijinhos, bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  2. Um retrato fiel do dia-a-dia de muitas pessoas. Do meu, por exemplo... Apesar de gostar imenso do que faço!
    Cada vez somos menos donos dos nossos prazeres!
    Temos de inverter a marcha... O que nem sempre é fácil! 😉

    ResponderEliminar
  3. Confirmo! Comigo passa-se o mesmo. Estou cansada e queria tempo para fazer aquilo que gosto.
    Vamos ver quanto tempo me vai sobrar, para os meus livros e as minhas artes/artesanartes(😊😊).
    Venha a reforma! Ainda(só) me faltam 3 anos!😏

    Beijinhos
    Bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  4. Cara Isabel!
    Desejamos-lhe Boas Festas e continuação de excelentes postagens.
    Feliz Natal para si e todos os que a rodeiam.
    Um abraço!
    Paula e Rui Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rui. Desejo-lhes também um Feliz Natal com tudo de bom e saúde.
      Estou em falta com a Paula e com o Rui, pois recebi um lindíssimo postal a que ainda não respondi. Espero fazê-lo na próxima semana.
      Boas Festas🎄

      Eliminar
  5. O quotidiano de tantas vidas... e haja saúde, para se ir aguentando o ritmo!
    Gostei imenso do poema, que nos confronta com a vida, tal como a sentimos!...
    Um beijinho, Isabel! Votos de Festas Felizes, na companhia dos seus, estimando que a sua mãe se encontre bem... e que o Novo Ano, nos permita ter muitos momentos felizes, e que efectivamente possamos desfrutar dos mesmos como gostaríamos, com saúde e tranquilidade... e mais algum tempo!
    Tudo de bom! Votos de um Feliz Natal e um melhor 2023!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana. O mesmo lhe desejo. Umas Boas Festas com tudo de bom e muita saúde.
      Beijinhos🎄

      Eliminar
  6. Publicação que muito gostei de ver e ler. O meu elogio. Quero deixar votos de um FELIZ E SANTO NATAL, extensivo à sua família e amigos
    .
    Poema de Natal: “” Jesus, é a luz, o caminho “”
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ricardo. Retribuo os votos. Tudo de bom para si e os seus e muita saúde.🎄
      Boas Festas!

      Eliminar
  7. Muito obrigada, MR. Retribuo sinceramente, desejando para si e os seus tudo de bom e muita saúde.🎄
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar