quinta-feira, 9 de maio de 2024

"A Desobediente"

Nunca fui grande fã da Maria Teresa Horta, mas também não me era antipática. Como nunca li nada dela, apenas um ou outro poema, um ou outro texto, que aparecia aqui ou ali, não tinha uma opinião sobre a escritora ou sobre a sua escrita.

Agora que li a  biografia fiquei com alguma admiração pelo seu percurso,  coragem e coerência, embora não partilhe das mesmas ideias.

Gostei bastante deste livro e para poder ter alguma ideia da sua escrita, comecei a ler as "Novas Cartas Portuguesas". Não posso dizer que estou a adorar...até à página 28 tem um pré-prefácio e um prefácio de Maria de Lurdes Pintasilgo, que já se torna um bocado aborrecido (tenho a terceira edição da Moraes Editores) e as cartas, vamos ver...não sei se me vou entusiasmar para o ler até ao fim, quando tenho tantos outros livros interessantes para ler.

Sei que é um livro de reconhecido valor, mas se calhar, para mim, já passou a idade de me entusiasmar a lê-lo...ou simplesmente nunca tive essa idade. 

Se não conseguir avançar nesta leitura, não desisto de conhecer um pouco mais da obra de Maria Teresa Horta. Vou procurar outros livros e depois se verá. Até porque as Cartas têm três autoras e não se sabe quem escreveu o quê.

                                                                                         




13 comentários:

  1. É verdade, Isabel, ninguém sabe quem escreveu o quê.
    A minha edição, da Dom Quixote, comemoração dos 25 anos, não tem nenhum prefácio. Aqui para nós (que ninguém nos lê) quando o prefácio é aborrecido eu passo à frente, e só volto a ele se o livro me agradar.
    A Maria Teresa Horta tb não é das minhas escritoras favoritas, mas gosto de a ler e, sobretudo, da postura e coragem dela.
    Se a vida o permitir, talvez venha a ler esta biografia, mas ainda tenho tantas em lista de espera...
    Boas leituras!🤗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um pouco picuinhas, e não gosto de saltar prefácios, mas acho que prefácios com muitas páginas são um mau começo...Bem, acho que também já saltei alguns...

      Também fiquei a admirá-la como pessoa.
      Já leu as cartas? Gostou?

      Se quiser eu empresto-lhe a biografia. Lê-se muito bem e é muito interessante.
      Também tenho algumas em lista de espera. A penúltima que comprei, mesmo uns dias antes desta foi do Alexandre O'Neill (de Maria Antónia Oliveira). Está na loooonga fila😂🤣😅.
      Boa noite e boas leituras:))

      Eliminar
    2. Eu não suporto longos prefácios. Prefiro descobrir o livro e no fim comparar a opinião do prefaciador com a minha.

      Sim, claro que li as cartas, e gostei muito.
      Confesso que gostaria de saber quem escreveu o quê, mas eram as regras do jogo...

      Obrigada, Isabel, mas tenho tanto, tanto para ler, e sei que não vou conseguir😢

      Abracinho🤗

      Eliminar
    3. Ainda bem que gostou das Cartas. Fico mais animada para as ler.

      Pois...é o mal de muita gente: muitos, muitos livros e cada vez menos anos para ler...paciência! Faz-se o que se pode😂🤣😅
      Boa sexta-feira!

      Eliminar
    4. Decididamente, não tenho paciência para acabar a leitura das Cartas. Para mim é uma leitura ultrapassada e aborrecida.
      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
    5. Faz bem, Isabel 😄
      Eu tb já não me sinto obrigada a continuar a ler um livro que não me está a agradar.
      Venha o próximo...
      Bom fds, com melhores leituras!
      📚🤗

      Eliminar
    6. É isso!
      Já estou noutro!
      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  2. Ainda não li a biografia. Está no monte.
    Desde o tempo em que as Novas cartas portuguesas foram publicadas o país e o mundo mudaram, embora ainda ande por aí muito machismo à solta. Aquelas três mulheres tiveram muita coragem para escrever um livro que trazia para a literatura o tema da repressão e da condição da mulher. Tanta que acabaram presas e foram enxovalhadas na praça pública, como a Isabel sabe. É assim que eu vejo o interesse deste livro.
    Nunca li o pref. de MLP, mas dispenso.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso da biografia.

      Os Pré e prefácio, do livro das cartas, são muito aborrecidos, mas tenho esta mania de que a leitura não fica completa sem o prefácio...
      Já avancei na leitura das cartas e ainda não me fartei. Acho que o levo até ao fim.
      Imagino, e pelo que li, o abanão que estas cartas deram na sociedade de então. Evoluiu-se muito desde essa altura, mas na verdade ainda há por aí muitas situações que não se compreendem. Surpreende-me principalmente quando se trata de jovens. Não sei se é a ignorância, se é falta de amor-próprio, se o que é, que leva a que as mulheres se deixem ficar em situações de violência e humilhação, que já não deviam existir.

      Bom dia e um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  3. Isabel,
    Também não li as Novas Cartas Portuguesas; apenas pequenas partes. Ando há bastante tempo para pegar nele, mas outros livros passam à frente! Subscrevo na íntegra as palavras de MR. Foi preciso muita coragem. E, elas sabiam nos sarilhos que se estavam a meter... Mesmo assim, não desistiram! Grandes Mulheres!
    Quanto à biografia de MTH, ando a ler, mais lentamente do que desejo, mas... Estou a gostar muito!
    Um beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foram muito corajosas em escrever o que escreveram e com as posições que tomaram.
      A biografia, a si agradeço a referência, senão passava-me ao lado. Gostei muito(já me estou a repetir...)
      As Cartas...desisti. É como já disse: naqueles anos, faria sentido e nos meus 20/30 tê-las-ia lido, mas hoje já não tenho paciência. Ainda li um bom bocado, mas fartei-me (até me custa dizê-lo, mas que hei-de fazer?...)😊😏
      Quando lhes pegar, diga-me se gostou.
      Bom fim-de-semana:))🌿🍀🌼

      Eliminar
  4. Eu também o li antes dos 30 e impressionou-me bastante, mas o livro não era meu.
    Quando comprei esta edição, já aqui em CB, reli-o mas não de seguida. Para mim, é um daqueles livros para abrir ao calhas e reler de vez em quando uma ou outra Carta.
    Muitos nem imaginam como as coisas eram...

    Quanto a ser passado, nesse caso para que lemos a Odisseia, os Lusíadas, livros sobre a Revolução Francesa ou o Holocausto (para só falar nestes)?

    Desculpe a seca, ok?
    Boas leituras!📚


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é seca, gosto do diálogo.
      É uma ideia: vou deixar o livro à mão e vou lendo uma carta por dia, alternando com o que estou a ler. Não tinha pensado nisso.
      Com a poesia, muitas vezes, faço assim.
      Continuação de bom fim-de-semana:))

      Eliminar