sexta-feira, 17 de maio de 2024

Um poema

 

Trajecto na escrita


Vou entrançando

o traçado

do meu trajecto na escrita


Consulto os mapas da alma

o júbilo, a assombração

do coração a desdita


os atlas da insubmissão

as cartas dos oceanos

os versos, a alegoria


Vou navegando á bolina

por entre ventos contrários

e ondas enraivecidas


Com a bússula da transgressão

os astrolábios dos dias

e as palavras da poesia


Vou atando e desatando

o destino e a desdita

misturando os nós dos mares


com o anelo da paixão

e o alvoroço da vida

as dúvidas da harmonia


e a minha melancolia


Estranhezas, pág.20/21


                                                                                  



10 comentários:

  1. Unha bonita navegación pola carta de navegación da escrita e polos sentimentos.

    Apertas desde Galicia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, também acho!
      Bom fim-de-semana para si, Justa😊😊😊

      Eliminar
  2. Desconheço a autora.
    Adorei o poema.
    Obrigada por estes momentos.
    Boa tarde!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A autora aqui é bastante conhecida, mas eu pouca coisa li, dela. Só agora tive curiosidade, depois de ler a Biografia de que gostei muito.
      Beijinhos.
      Bom fim-de-semana😊😊😊

      Eliminar
  3. Isabel,
    Continuo a ler a biografia sobre MTH e "Meninas" da sua autoria. Este livro de poesia nunca li.
    Do que já li, principalmente da biografia, fiquei a conhecer e compreender muito melhor MTH.
    Um beijinho e bom fim-de-semana! 🌼🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a gostar do "Meninas"? Nem sei se já lhe perguntei...estou a pensar comprá-lo.
      Da biografia, como já lhe disse, gostei bastante e este livro de poesia, que vou lendo aos poucos, intercalado com o livro que estou a ler (entrevista/biografia do Cardeal Robert Sarah) também não me desiludiu até agora.
      Beijinhos.
      Bom fim-de-semana e boas leituras😊😊😊

      Eliminar
    2. Isabel,
      Tal como a Maria referiu, alguns contos são mais suaves e até autobiográficos. Estou a ler o livro todo, pelo menos até à data! Mas se tivesse de escolher, não era este que levava para uma ilha deserta... 😉
      Antes de o comprar, leia um pouco para ajudar a decidir.
      Beijinhos. 🌼🍀

      Eliminar
    3. Acho que já me decidi. Vou comprar, mesmo que não seja o ideal para levar para uma ilha deserta😂🤣😅😆.
      Beijinhos:))

      Eliminar
  4. Fui confirmar, tenho cá o Meninas, comprei-o em 2015. São 32 contos de meninas negligenciadas, maltratadas, alguns duros de ler. Não me lembro se os li todos, não os marquei a lápis no índice como por vezes faço.
    O estilo é o de sempre, ela não deixa nada por dizer.
    Deixo ao seu critério 😉
    Boas compras/boas leituras!📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrgada pela informação. Logo vejo se o compro...
      Boas leituras, com um chazinho com mel!😊

      Eliminar