quarta-feira, 1 de maio de 2024

Fernanda de Castro


     Acabei de ler os dois volumes de memórias da Fernanda de Castro e adorei. Fiquei a conhecer uma mulher admirável, criativa e cheia de uma energia fabulosa, que nunca desistia daquilo a que se propunha, apesar das contrariedades. E não foi uma vida feita só de  facilidades. Teve grandes desgostos que ultrapassou com força e determinação. 
     Ricas ou pobres, as grandes Mulheres do seu tempo tinham uma força, uma dignidade e uma coragem de ferro, que hoje pouco existe  (penso na minha mãe, uma grande Mulher, que apesar dos poucos estudos, era uma Mulher muito inteligente, que juntamente com o meu pai, trabalhou muito e soube dar aos cinco filhos as ferramentas necessárias para uma vida boa, digna e confortável. Faz hoje um ano que faleceu a minha mãe e penso sempre que, se no seu tempo tivesse tido a possibilidade de ter estudado, teria de certeza muito sucesso na profissão que escolhesse. Era inteligente, destemida, persistente e muito trabalhadora, colocando acima de tudo a família. Também era mandona e  vaidosa. Uma vaidade de que nós gostavamos. Desde que me lembro, ia todas as semanas à cabeleireira e nunca saía sem um colarzinho ao pescoço.)
     A leitura destas memórias fez-me lembrar muitas vezes da minha mãe, por achar que na essência são mulheres muito parecidas.

     Entretanto comecei a ler algumas das suas obras.
     Vale a pena voltar a Fernanda de Castro.





Fica um link para um documentário muito interessante, sobre a Fernanda de Castro. Não consegui colocar aqui o video.

 https://www.dailymotion.com/video/x2c4a7j


12 comentários:

  1. Grande e sentida homenagem a tua mãe.
    Não estudaria, mas teve muito sucesso no que fez com os filhos. Não há mais que ver como é a filha...
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Luísa. De certa forma é uma homenagem à minha mãe, sim. Faleceu com quase 97 anos e tenho muitas saudades dela. Podia ter sido amiga de Fernanda de Castro, mas viviam em mundos diferentes.
      Bom fim-de-semana:))😊😊😊

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada, Cidália.
      Um bom fim-de-semana para si.
      Beijinhos:))

      Eliminar
  3. É verdade! vale a pena ler e reler Fernanda de Castro. Gosto muito destas memórias e dos seus livros memorialísticos.
    Boas leituras! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei estes livros e vou estar atenta para encontrar os que me faltam. Gostava de ler mais alguns, cujos títulos me despertam curiosidade. Creio que já tinha lido alguma coisa dela, mas não me lembro quais.
      Bom fim-de-semana😊😊😊

      Eliminar
  4. Isabel,
    Com este seu testemunho, fiquei com muita vontade de ler estas memórias...
    Entretanto, vou ver o documentário!
    Beijinhos.🌼🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se resolver lê-las, espero que goste tanto como eu gostei. Chegou a ver o documentário? Também gostei muito.
      Agora vou parar um bocadinho com a Fernanda de Castro e vou ler "A Desobediente". Obrigada pela sugestão. Continua a gostar?
      Beijinhos, bom fim-de-semana e boas leituras😊😊😊

      Eliminar
    2. Não, ainda não vi. Mas vou ver. Quero ver! 😊
      Sim, continuo a gostar bastante de ler a biografia de M. Teresa Horta. Espero que aprecie.
      Beijinhos e bom fim-de-semana! 🌼🍀

      Eliminar
    3. Já comecei a ler, mas apesar de ter lido pouco, estou a gostar.
      Beijinhos e um bom domingo:))😊

      Eliminar
  5. Muy apropiada y entrañable ese recuerdo de tu madre ¡Cómo han forjado y modelado nuestra personalidad!

    Boa fin de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Eu sempre fui muito refilona com a minha mãe,. Era a mais refilona dos cinco filhos e no entanto, hoje dou comigo a pensar, como herdei muitas das coisas contra a quais refilava😊😊😊...
      Beijinhos e um bom fim-de-semana:))

      Eliminar